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dc.contributor.authorHernandes, Elis Cristina Montoro
dc.date.accessioned2016-06-02T19:05:41Z
dc.date.available2010-04-22
dc.date.available2016-06-02T19:05:41Z
dc.date.issued2009-08-19
dc.identifier.citationHERNANDES, Elis Cristina Montoro. Um processo automatizado para tratamento de dados e conceitualização de ontologias com apoio de visualização. 2009. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/432
dc.description.abstractContext: Aiming at collecting data that represent the educational reality of Brasil, from eighteen years the INEP applies census and evaluations on educational institutions. However, this large amount of data is non uniform and distributed among different databases, making difficult more significant analysis. Aiming to solve or minimize these problems, the INEP and Capes are supporting research projects, such as Web-PIDE project, in which this research was carried out. The objective of this project is to create a platform for sharing and integrating these data, which can be used by all the community. Aim: This work had two objectives. The first one was to create a Language for Integration of Educational Data, named LIDE that will support the Web-PIDE platform implementation. The second one was to define a process to support the ontology conceptualization phase, since an ontology can be useful for the INEP evaluation domain. Methodology: Based on visualization it was developed a tool and a process for each objective the SEV-Tool and P-LIDE (Process to definition the Language for Integration Educational Data); and the ONTOP-Tool and ONTOP (ONTOlogy Process). Results: It was created the LIDE|SAEB that will be used in the platform Web-PIDE and it was generated a list of terms that composes a glossary that will support the creation of an ontology for INEP evaluations. Conclusion: The PLIDE process and the SEV-Tool compose a support for the treatment of the INEP evaluation data. The ONTOP process and ONTO-Tool compose a support for ontology conceptualization, in spite of the domain. The use of visualization as the resource for the treatment of these data made easier the execution of the tasks proposed by both processes.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEngenharia de softwarepor
dc.subjectMetadadospor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP)por
dc.subjectOntologiapor
dc.subjectVisualizaçãopor
dc.subjectMetadata treatmenteng
dc.titleUm processo automatizado para tratamento de dados e conceitualização de ontologias com apoio de visualizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fabbri, Sandra Camargo Pinto Ferraz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2204086299921323por
dc.description.resumoContexto: Há dezoito anos o INEP realiza censos e avaliações em instituições educacionais com o intuito de coletar dados que retratem a realidade educacional do Brasil. Entretanto, esse grande volume de dados encontra-se não uniformizado e distribuído em diferentes bases de dados, o que dificulta a realização de análises mais significativas. Para encontrar soluções para minimizar esses problemas, o INEP e a Capes vêm apoiando projetos de pesquisa, como o Web-PIDE, no qual este trabalho está inserido. A proposta desse projeto é criar uma plataforma para compartilhar e integrar esses dados, de forma que eles possam ser utilizados por toda a comunidade. Objetivo: Este trabalho teve dois objetivos. O primeiro foi criar uma Linguagem para Integração de Dados Educacionais, denominada LIDE, que dará suporte à implementação da plataforma proposta no projeto Web-PIDE. O segundo foi definir um processo para dar suporte à conceitualição de ontologias, uma vez que uma ontologia pode ser útil para o domínio das avaliações do INEP. Metodologia: Com base em visualização foi desenvolvida uma ferramenta e um processo para cada objetivo a SEV-Tool e o processo P-LIDE (Processo para definição da Linguagem para Integração de Dados Educacionais) e a ONTOP-Tool e o processo ONTOP (ONTOlogy Process). Resultados: Foi criada a LIDE|SAEB que será usada na plataforma Web-PIDE e foi gerada uma lista de termos que compõe um glossário que dará suporte à criação de uma ontologia para as avaliações do INEP. Conclusão: O processo P-LIDE e a SEV-Tool compõem um apoio para o tratamento dos dados sobre as avaliações e pode ser aplicado a todas as bases de dados do INEP. O processo ONTOP e a ONTOP-Tool compõem um apoio para a conceitualização de ontologias, independentemente do domínio ao qual ela se refere. O uso da visualização como recurso para tratamento desses dados facilitou substancialmente a realização das tarefas propostas por ambos os processos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0950017449730821por


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