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dc.contributor.authorGuimarães, Rita Santos
dc.date.accessioned2016-06-02T20:02:47Z
dc.date.available2010-06-17
dc.date.available2016-06-02T20:02:47Z
dc.date.issued2010-03-12
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Rita Santos. Atividades para aprendizagem do conceito matemático de função. 2010. 202 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4414
dc.description.abstractThe choice of the mathematical content of this work came from the identification of the difficulties of students in High School 1st year with the theme functions through the experiences of this researcher in her teaching practices. In order to facilitate the teaching and learning of the mathematical concept of function, some proposed activities mixed scripts and problems, to use the concept of spontaneous relationship as the basis for the construction of the scientific concept of function. The activities also have the language necessary for basic scientific understanding of the concept that we use to situations of perceived patterns for students to build functions represented by formulas. We explored the transition from discrete to continuous and covered some graphical situations for functions. The activities were settled in small groups of students from two schools in the first year of High School, one public and thr other on a cooperative style. Applications took a week in each school. All data collected were analyzed and compared with the previous observations, following Didactic Engineering as research methodology. So we could reformulate some parts of the sheets of activities to obtain more positive results of its application. We found that these dynamics in general stimulated and encouraged the participation of students in their own learning process. As it was not possible to follow any longer the same class, this prevented us from obtaining more precise information on the effects of the activites. Anyway, we believe that the produced material produced can help other professionals, even if they have to suffer minor changes to be compatible with each situation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopor
dc.subjectFunçõespor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectEstudantes - atividadespor
dc.subjectMaterial didático - matemáticapor
dc.subjectEnsino através de problemaspor
dc.subjectFolhas de atividadespor
dc.subjectRelationeng
dc.subjectFunctioneng
dc.subjectTeaching through problemseng
dc.subjectActivity sheetseng
dc.titleAtividades para aprendizagem do conceito matemático de funçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paterlini, Roberto Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6240750958932738por
dc.description.resumoA escolha do conteúdo matemático deste trabalho veio da constatação das dificuldades dos estudantes do 1° ano do Ensino Médio com o tema funções, através das experiências vividas por essa pesquisadora em suas práticas de ensino. Com o objetivo de facilitar o ensino e a aprendizagem do conceito matemático de função propusemos folhas de atividades, que mesclam textos explicativos e problemas, para usarmos o conceito espontâneo de relação como base para a construção do conceito científico de função. As atividades ainda apresentam a linguagem científica básica necessária para a compreensão do conceito, para isso fazemos uso de situações de percepção de padrões para que os estudantes construam funções representadas por fórmulas, exploramos a passagem do discreto para o contínuo e abordamos algumas situações de representação gráfica de funções. As atividades foram resolvidas em grupos pequenos de estudantes de duas escolas do primeiro ano do Ensino Médio, uma pública e outra cooperativa. As aplicações duraram uma semana em cada escola. Todos os dados recolhidos foram analisados e comparados com as observações prévias, seguindo a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa. Assim, pudemos reformular alguns trechos das folhas de atividades para que os resultados de sua aplicação fossem ainda mais positivos. Pois, constatamos que a dinâmica, em geral, estimulou e incentivou a participação dos estudantes no seu próprio processo de aprendizagem. A impossibilidade de acompanhar por mais tempo uma mesma turma nos impediu de obter informações mais precisas sobre os efeitos das folhas. De qualquer forma, acreditamos que o material elaborado pode auxiliar outros profissionais da área, mesmo que seja necessário fazer pequenas alterações para torná-lo compatível com cada realidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


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