Mostrar el registro sencillo del ítem
Contextualização e conteúdo das questões de matemática do ENEM e dos vestibulares da USP, UNICAMP e UFSCar
dc.contributor.author | Lima, José Luciano Santinho | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:02:49Z | |
dc.date.available | 2011-05-20 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:02:49Z | |
dc.date.issued | 2011-03-31 | |
dc.identifier.citation | LIMA, José Luciano Santinho. Contextualização e conteúdo das questões de matemática do ENEM e dos vestibulares da USP, UNICAMP e UFSCar. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4424 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Matemática - estudo e ensino | por |
dc.subject | Exame vestibular | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Vestibular examinations | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Education of mathematics | eng |
dc.subject | ENEM | eng |
dc.subject | FUVEST | eng |
dc.subject | UNICAMP | eng |
dc.subject | UFSCar | eng |
dc.title | Contextualização e conteúdo das questões de matemática do ENEM e dos vestibulares da USP, UNICAMP e UFSCar | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Caetano, Paulo Antônio Silvani | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0370219014539994 | por |
dc.description.resumo | Nos últimos anos a população brasileira tem presenciado profundas mudanças na forma de ingresso às universidades, e esse trabalho estuda essas mudanças do ponto de vista da contextualização e do conteúdo das questões de matemática da prova do ENEM e dos vestibulares da USP, UNICAMP e UFSCar. Foi traçado um panorama resumido dos primórdios dos vestibulares até os dias de hoje, com maior atenção às provas hodiernas. Foram analisados vários aspectos de todas as questões de matemática da FUVEST (1977 a 2010), da UNICAMP (1987 a 2010), da UFSCar (2000 a 2010) e do ENEM (1998 a 2009), dentre eles a participação percentual de matemática em cada prova, os assuntos mais freqüentes e a contextualização das questões. Esse último aspecto da contextualização possui um capítulo à parte nessa dissertação, pela sua importância no novo cenário educacional influenciado diretamente pelas avaliações do ENEM. A opinião dos alunos a respeito dos vestibulares modernos também foi levada em conta nessa dissertação através de uma pesquisa de opinião na internet, cujos resultados foram quantificados e analisados estatisticamente. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5594125245180344 | por |