dc.contributor.author | Escanhoela, Felipe Moron | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:02:50Z | |
dc.date.available | 2011-11-18 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:02:50Z | |
dc.date.issued | 2011-10-21 | |
dc.identifier.citation | ESCANHOELA, Felipe Moron. Pion: a construção de um portal para os professores de Física. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4428 | |
dc.description.abstract | Pion, the web portal of the Brazilian Physical Society (SBF) for physics teaching and dissemination, provides to the public at large a collection of learning objects such as videos, photos, illustrations, didactic simulations, texts and other resources related to physics and its teaching. This work is an account of the web portal development and the achievement of an evaluation research on its usability and use by the public. An online form with multiplechoice questions and one open question were sent by e-mail to all registered users of the portal. The closed responses were evaluated in line with a Likert scale model and the views expressed in the open question were classified according to afterwards created categories. The research led to the conclusion that Pion is well structured concerning its usability and fulfills the role of assisting the teacher in their search for relevant information to teaching practice, although it still needs for improvement in aspects related to interaction with the public and the interactivity in general. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Física - estudo e ensino | por |
dc.subject | Portais da Web | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Objeto de aprendizagem | por |
dc.subject | Portal de educação | por |
dc.subject | Ensino de física | por |
dc.subject | Informática na educação | por |
dc.subject | Professor de
física | por |
dc.subject | Objeto de aprendizagem | por |
dc.subject | Usabilidade de portal de internet | por |
dc.subject | Education web portal | eng |
dc.subject | Physics teaching | eng |
dc.subject | Informatics in education | eng |
dc.subject | Teacher of physics | eng |
dc.subject | Learning objects | eng |
dc.subject | Web portal usability | eng |
dc.title | Pion: a construção de um portal para os professores de Física | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Studart Filho, Nelson | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0451310772113076 | por |
dc.description.resumo | O Pion, Portal SBF de Ensino e Divulgação da Física, disponibiliza para o público em geral diversos objetos de aprendizagem, como vídeos, fotografias, ilustrações, simulações didáticas e textos, entre outros recursos relacionados à física e ao ensino dessa ciência. Este trabalho é um relato do desenvolvimento do portal e de uma pesquisa de avaliação quanto a sua usabilidade e utilização pelo público. Questões de múltipla escolha, além de uma questão aberta, foram enviadas em formulário online, via e-mail, para os usuários cadastrados no sistema do portal. As respostas fechadas foram avaliadas seguindo-se um modelo de escala de Likert e as opiniões expressas na questão aberta foram classificadas segundo categorias criadas a posteriori. A pesquisa levou à conclusão de que o Pion está bem estruturado quanto à sua usabilidade e cumpre o papel de auxiliar o professor em sua busca por informações relevantes à prática docente, embora ainda precise de melhorias em aspectos relacionados à interação com o público e à interatividade de modo geral. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9394251299715826 | por |