Show simple item record

dc.contributor.authorSaran, Marina Cláudia Brustello
dc.date.accessioned2016-06-02T20:02:51Z
dc.date.available2013-06-18
dc.date.available2016-06-02T20:02:51Z
dc.date.issued2012-12-18
dc.identifier.citationSARAN, Marina Cláudia Brustello. Astrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médio. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4437
dc.description.abstractUpdating the physics curriculum for high school has been a challenge to all researchers and teachers in the area for at least two decades and has appeared in many academic studies that account for the needs justifying this update. However, we still haven´t achieved this update in the classrooms. But there is already some research focused on structure and activities for teaching and learning sequences that have emerged in the field of physics education research in order to fill this gap in the curriculum of physics for high school. From this research we reflected on the possibilities of carrying out a process of transformation in regards to the theme of cosmic rays in learning how to teach, based on the rules and features of the Theory of Didactic Transposition, proposed by Ives Chevallard (1991). Thus, we implemented a sequence of teaching and learning about cosmic rays in order to determine the point of impact and reconstruct the direction of arrival of a primary cosmic ray from data recorded by the Pierre Auger Observatory. We applied this activity in the form of a mini course in a public school in the city of Sertãozinho/SP. This activity addressed fundamental concepts such as energy conservation, center of mass, velocity, coordinate systems, time references and observation of the sky.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísica - estudo e ensinopor
dc.subjectEnsino - aprendizagempor
dc.subjectAstronomiapor
dc.subjectCurriculum Updatingeng
dc.subjectTeaching and Learning Sequenceseng
dc.subjectCosmic rayseng
dc.subjectDidactic Transpositioneng
dc.titleAstrofísica de partículas na sala de aula : uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barros, Marcelo Alves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8492073994763872por
dc.description.resumoAtualizar o currículo de Física para o Ensino Médio é um desafio a todos os pesquisadores e professores da área, e há pelo menos duas décadas figuram no meio acadêmico muitas pesquisas que dão conta de justificar as necessidades desta atualização. No entanto, ainda não percebemos nas salas um reflexo desta atualização. Mas já existem algumas pesquisas focadas em estruturar atividades e sequências de ensino e aprendizagem, e que têm surgido com força no campo de pesquisa em ensino de Física, visando a suprir essa carência no currículo de Física do Ensino Médio. Foi neste sentido que refletimos sobre as possibilidades de se realizar um processo de transformação do tema Raios Cósmicos em saber a ensinar, com base nas regras e características da Teoria da Transposição Didática, proposta por Ives Chevallard (1991). Assim, implementamos uma sequência de ensinoaprendizagem sobre Raios Cósmicos com o objetivo de determinar o ponto de impacto e reconstrução da direção de chegada de um Raio Cósmico primário a partir de dados registrados pelo Observatório Pierre Auger e aplicamos tal atividade na forma de um minicurso em uma Escola Pública, na cidade de Sertãozinho SP. Esta atividade aborda conceitos fundamentais, como conservação de energia, centro de massa, velocidade, sistemas de coordenadas, referências de tempo e observação do céu.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7979942393297356por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record