Show simple item record

dc.contributor.authorCarmo, Rodrigo Salvadori Baptista do
dc.date.accessioned2016-06-02T20:02:52Z
dc.date.available2013-07-24
dc.date.available2016-06-02T20:02:52Z
dc.date.issued2013-02-03
dc.identifier.citationCARMO, Rodrigo Salvadori Baptista do. Ambiente virtual de aprendizagem em ondas e acústica para auxiliar o processo ensino e aprendizagem da física no ensino médio. 2013. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4439
dc.description.abstractThis work describes the development of a VLE Virtual Learning Environment, where music is the basis for studying sound waves. New educational tools such as videos, animations, simulations, as well as the Moodle platform, were used to create a virtual environment, where students can learn about sound waves in an autonomous and interactive way, motivating them to use computers and internet as facilitators of the teaching/learning process, making it more effective and interesting. This material was applied to High School students - which translates to Ensino Médio and/or Pré-Vestibular in Brazil s schooling system - in the following schools: Carlos Drummond de Andrade and Nomelini Cirandinha, both in Barretos, Escola Espaço Livre, in Bebedouro and Coc Cardiofísico, in Jaboticabal. Both the teaching experience related to the VLE construction and its learning results are also described in this work.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísica - estudo e ensinopor
dc.subjectFísica ensinopor
dc.subjectOndas (Física)por
dc.subjectAcústicapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectAVA Ambiente Virtual de Aprendizagempor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectWaves and acousticseng
dc.subjectVLE Virtual Learning Environmenteng
dc.subjectMusiceng
dc.titleAmbiente virtual de aprendizagem em ondas e acústica para auxiliar o processo ensino e aprendizagem da física no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Olivieri, Carlos Alberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1021041885739982por
dc.description.resumoO presente trabalho descreve o desenvolvimento de um AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde utilizamos a música como fio condutor para o estudo das ondas sonoras. Fazendo uso das novas ferramentas educacionais como vídeos, animações, simulações bem como a plataforma Moodle, produzimos um ambiente virtual onde os alunos podem estudar as ondas sonoras de uma forma interativa e autônoma, incentivando-os a utilizar o computador e a internet como facilitadores do processo de ensino/aprendizagem, tornando este processo mais efetivo e interessante. Esse material foi aplicado a turmas de alunos do Ensino Médio e Pré-Vestibular das escolas Carlos Drummond de Andrade e Nomelini Cirandinha, ambas de Barretos, Escola Espaço Livre, de Bebedouro e escola COC Cardiofísico, de Jaboticabal. Tanto a experiência didática quanto a construção do AVA e seus resultados de aprendizagem são também descritos neste trabalho.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::FISICA MATEMATICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0234504678557484por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record