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dc.creatorPereira, Rodrigo Machado
dc.date.accessioned2016-06-02T20:02:52Z
dc.date.available2013-09-05
dc.date.available2016-06-02T20:02:52Z
dc.date.issued2013-03-19
dc.identifier.citationPEREIRA, Rodrigo Machado. Abordagem ativa da acústica no ensino médio com a confecção de artefatos musicais pelos alunos. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4442
dc.description.abstractThis paper aims to present, as experience report, an active approach to teaching about the content of Acoustics by contextualized knowledge of music, from the design and construction of sound artifacts with low cost materials for high school students. The activities were conducted in a public school of the state of São Paulo in the city of Mogi Guaçu. The acoustic content were worked both quantitatively and qualitatively. Qualitative analysis was applied to the study of the properties of sound musical artifacts produced by students taking into account the aspects of production, propagation and amplification of sound. The quantitative phase of didactic activity was conducted using the software "Soundcard Scope V1.4" which allowed the harmonic analysis of the sound produced by these devices and captured by the sound card of a computer. The active approach we present has its theoretical foundations in education and social constructivist approach is inspired by Kuhn's epistemology. Process is guided by social contextualization of knowledge and consideration, the teacher, the students' spontaneous conceptions, as well as the cooperative work between them. The mediation of the teacher tried to always be located within the Zone of Proximal Development (ZPD) of the students and thus contributing to the formalization of scientific concepts worked. We have also added strategies such as the use of Information and Communication Technologies (ICT) and the approach of the relations between Science, Culture and Society. The material production of students through the sound artifacts that confected, and the monitoring of the production process of these signs indicate that the work has motivated students for learning physics, and also contributed to make it meaningful to them, some concepts of acoustics.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísica - estudo e ensinopor
dc.subjectMúsica - acústica e físicapor
dc.subjectEnsino ativopor
dc.subjectEnsino de acústicapor
dc.subjectTeaching acousticseng
dc.subjectActive learningeng
dc.subjectMusiceng
dc.titleAbordagem ativa da acústica no ensino médio com a confecção de artefatos musicais pelos alunospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Leodoro, Marcos Pires
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2929842229198829por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138096178145802por
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar, como relato de experiência, uma abordagem de ensino ativo sobre o conteúdo de Acústica contextualizado por conhecimentos de música, a partir da elaboração e construção de artefatos sonoros, com materiais de baixo custo, por alunos do Ensino Médio. As atividades foram desenvolvidas numa escola pública da rede estadual de São Paulo localizada na cidade de Mogi Guaçu. Os conteúdos de acústica foram trabalhados de forma quantitativa e qualitativa. A análise qualitativa foi aplicada ao estudo das propriedades sonoras dos artefatos musicais produzidos pelos alunos se levando em conta os aspectos de produção, propagação e ampliação do som. A fase quantitativa da atividade didática foi conduzida com a utilização do software Soundcard Scope V1.4 que possibilitou a análise harmônica do som produzido por tais aparatos e captado pela placa de som de um computador. A abordagem ativa que apresentamos tem seus fundamentos teóricos no enfoque sócioconstrutivista do ensino e é inspirada pela epistemologia de Kuhn. Se pauta pelo processo de contextualização social dos saberes e na consideração, pelo professor, das concepções espontâneas dos alunos, assim como pelo trabalho cooperativo entre eles. A mediação do professor procurou estar sempre situada dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) dos alunos e, portanto, contribuindo para a formalização dos conceitos científicos trabalhados. Também agregamos estratégias como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a abordagem das relações entre a Ciência, a Cultura e a Sociedade. A produção material dos alunos, por meio dos artefatos sonoros que confeccionaram, assim como o acompanhamento do processo de produção dos mesmos apresentam indícios de que o trabalho motivou os alunos para o aprendizado da Física e, também, contribuiu para tornar mais significativo à eles, alguns conceitos de acústica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exataspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor


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