Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMagri, Marcela Arantes
dc.date.accessioned2016-06-02T20:02:52Z
dc.date.available2013-09-23
dc.date.available2016-06-02T20:02:52Z
dc.date.issued2012-10-19
dc.identifier.citationMAGRI, Marcela Arantes. Explorando geometria elementar através de jogos e desafios. 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4443
dc.description.abstractIt is presented in this thesis a didactic proposal for pedagogical teaching aspects of Geometry through games and challenges. The main goal is to present a more didactic resource for teachers of elementary Mathematics. The games have been widely used in classroom. However, living in an increasingly competitive world, students focus only on winning the game and most of the time end up forgetting the exploration of mathematical content that is supposed to be learned. Given that, it was decided that cooperative games is an interesting option in which partnership and cooperation is more important than rivalry. We formulated and used games and challenges that could be conducted outside the classroom to explore locations, using measures of length and angles with an adventure approach to the problem of treasure hunting. We also used recreational and computer kits, synchronized with the current world that can subsidize teachers wishing to work with the initial concepts of Geometry in a different and motivating way for students.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectMatemática - ensinopor
dc.subjectJogospor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectÂngulos Desafiospor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectMetodologia lúdicapor
dc.subjectTecnologias de informaçãopor
dc.subjectGameseng
dc.subjectChallengeseng
dc.subjectGeometryeng
dc.subjectTeaching mathematicseng
dc.subjectCooperationeng
dc.subjectAngleseng
dc.subjectLudic methodologyeng
dc.subjectInformation technologieseng
dc.titleExplorando geometria elementar através de jogos e desafiospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Salvador, José Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2487171069472158por
dc.description.resumoApresentamos neste trabalho uma proposta didática pedagógica para o ensino de aspectos da Geometria através de jogos e desafios. O objetivo principal é apresentar mais um recurso didático para professores de Matemática do Ensino Fundamental. Os jogos têm sido bastante utilizados em sala de aula, entretanto, com o mundo cada vez mais competitivo, nossos estudantes focam apenas em vencer o jogo e na maioria das vezes acabam se esquecendo da exploração do conteúdo matemático que deve ser aprendido. Exploramos jogos cooperativos que é uma opção interessante em que a parceria e a cooperação sobressaem e a rivalidade não deve aparecer. Formulamos e testamos jogos e desafios que podem ser realizados fora da sala de aula para exploração de localidades, servindo-se de medidas de comprimento e de ângulos com uma abordagem do tipo aventura como o problema da caça ao tesouro. Também utilizamos kits lúdicos e computacionais sincronizados com o mundo atual que podem subsidiar professores que pretendam trabalhar com os conceitos iniciais de Geometria de uma forma diferente e motivadora para os estudantes.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3842099407889089por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples