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dc.contributor.authorCanaveze, Leila
dc.date.accessioned2016-06-02T20:02:53Z
dc.date.available2014-02-17
dc.date.available2016-06-02T20:02:53Z
dc.date.issued2013-09-27
dc.identifier.citationCANAVEZE, Leila. O ensino-aprendizagem de probabilidade em uma escola pública de Sorocaba/SP. 2013. 213 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4448
dc.description.abstractThis qualitative work aims to describe and analyze a scenario of teachinglearning of the concept of Probability in three classes of the second grade of high school, a public school in the municipality of Sorocaba, State São Paulo. The look on this scenario of investigation was guided by the following research question: as occurs the teaching and learning in a context of tasks involving different probabilistic conceptions? For to answer this problem we developed a research field work where the researcher also played the role of teacher of such survey classes. With the help of the theory of semiotic representation records, analysis of the fieldwork revealed that the need to emphasize to students, through the application of tasks, the need for an adequate appropriation of terms pertinent to probabilistic language. The term that generated conflict in terms of meaning was the word luck. The option for minimizing the use of formulas has meant that students should use natural language and numerical registry as predominant forms of express written protocols of its activities. The use of products from records such as tree diagram and double-entry table had a supporting role in students ' writing process, getting restricted to set out the tasks explicitly demanded the student's activity using such forms of expression; or by the encouragement of a teacher-researcher. The educational intervention in support of the mobilization of different forms of semiotic registers, as the theoretical assumption of Raymond Duval, contributed to the learning of the concept of probability.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectTratamento da informaçãopor
dc.subjectRepresentação semióticapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectProbabilidadepor
dc.subjectRegistros de representação semióticapor
dc.subjectProbabilityeng
dc.subjectInformation processingeng
dc.subjectRecords of semiotic representationeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleO ensino-aprendizagem de probabilidade em uma escola pública de Sorocaba/SPpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paulo César
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7516513469811353por
dc.description.resumoEste trabalho de natureza qualitativa tem por objetivo descrever e analisar um cenário de ensino-aprendizagem do conceito de Probabilidade em três classes de segunda série do Ensino Médio, em uma escola da rede pública estadual do município de Sorocaba, interior do Estado de São Paulo. O olhar sobre este cenário de investigação foi norteado pela seguinte questão de investigação: como ocorre o ensino-aprendizagem em um contexto de tarefas envolvendo diferentes concepções probabilísticas? Para responder este problema de pesquisa elaboramos um trabalho de campo onde a pesquisadora desempenhou também o papel de professora das referidas classes participantes da pesquisa. Com o auxílio da teoria dos registros de representação semiótica, a análise do trabalho de campo revelou que a necessidade de enfatizar com os alunos, por meio da aplicação de tarefas, a necessidade de uma apropriação adequada de termos pertinentes à linguagem probabilística. O termo que gerou conflito em termos de significado foi a palavra sorte. A opção por minimizar o uso de fórmulas fez com que os alunos recorressem ao uso da língua natural e do registro numérico como formas predominantes de expressar a escrita nos protocolos de suas atividades. O uso dos registros figurais tais como diagrama de árvores e tabela de dupla entrada teve um papel coadjuvante no processo de escrita dos alunos, ficando restrito aos enunciados das tarefas que explicitamente exigiam da atividade do aluno o uso de tais formas de expressão; ou pelo incentivo da professora-pesquisadora. A intervenção docente em prol da utilização de diferentes formas de registros semióticas, conforme o pressuposto teórico de Raymond Duval, contribuiu na aprendizagem do conceito de Probabilidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0524706686441957por


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