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dc.creatorRodrigues, José Donizeti
dc.date.accessioned2016-06-02T20:02:54Z
dc.date.available2014-02-19
dc.date.available2016-06-02T20:02:54Z
dc.date.issued2013-12-16
dc.identifier.citationRODRIGUES, José Donizeti. Construção civil e relações geométricas: um caminho para aprender e ensinar matemática?. 2013. 203 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4451
dc.description.abstractMathematics, from the beginning of the schooling process, has occupied important position in the basic training of the citizen, as is present in different activities of our daily life and it is required in almost all selection processes, being so much educational or vocational. Over the past decades, the teaching of Geometry has been neglected in school curricula. An example is the observation that the Geometry is usually work object of the teacher in the classroom only in the last quarter of the year, so when it does not claim lack of time to present it to students, relegating it to oblivion. In addition, many students say that school Mathematics is too theoretical, it has no application in their everyday lives and, consequently, lose interest in studying it and learn it. The research reported here aimed to investigate a strategy didactic and methodological basis for the teaching-learning part of Euclidean Geometry students of 2nd year of high school, a public school in a city in the state of São Paulo. Specifically, the main objective of this research was the development of educational material that exploits mainly the geometric concepts of area, perimeter and scales present in the planning and definition of plant and model of a house from the informal knowledge of the non-professional area, such as masons, carpenters and workmen. Through a sequence of learning activities, originating from problems of construction, sought to integrate motivational elements and creative development of geometrical concepts related to construction the historical elements in the process of teaching and learning. For this was also used in this research plant construction models in the search for ease of viewing and understanding of geometrical concepts studied by students.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopor
dc.subjectAtividades didáticaspor
dc.subjectConstrução civilpor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectActivities for teachingeng
dc.subjectConstruction ethnomatematicseng
dc.subjectTroubleshootingeng
dc.titleConstrução civil e relações geométricas: um caminho para aprender e ensinar matemática?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pompeu Junior, Geraldo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7146270419829114por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1280473606413184por
dc.description.resumoA Matemática, desde o início do processo de escolarização, tem ocupado posição de relevância na formação básica do cidadão, pois se encontra presente em diferentes atividades de nosso cotidiano e é exigida em praticamente todos os processos seletivos, sejam esses de cunho educacional ou profissional. Ao longo das últimas décadas, o ensino da Geometria vem sendo negligenciado nos programas escolares. Exemplo disso é a observação que usualmente a Geometria é objeto de trabalho do professor em sala de aula somente no último trimestre do ano, isso quando este não alega falta de tempo para apresentá-la aos alunos, relegando-a ao esquecimento. Além disso, muitos alunos afirmam que a Matemática escolar é demasiadamente teórica, que não tem aplicação em suas vidas quotidianas e que, consequentemente, perdem o interesse em estudá-la e aprendê-la. A pesquisa aqui relatada teve como objetivo a investigação de uma estratégia didático-metodológica para o processo de ensino-aprendizagem de parte da Geometria euclidiana aos alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Especificamente, o objetivo principal dessa pesquisa foi o desenvolvimento de material didático que explorasse, principalmente, os conceitos geométricos de área, perímetro e escalas presentes no planejamento e na definição de planta e maquete de uma casa a partir dos conhecimentos informais de profissionais não especializados da área, como pedreiros, mestres de obra e carpinteiros. Através de uma sequência de atividades didáticas, com origem em problemas da construção civil, busquei integrar elementos motivadores e criativos do desenvolvimento de conceitos geométricos relacionados à construção civil a elementos históricos durante o processo de ensino-aprendizagem. Para isto foi também utilizada durante esta investigação a construção de plantas e maquetes na busca de facilitar a visualização e a compreensão dos conceitos geométricos estudados pelos alunos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exataspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor


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