dc.contributor.author | Ferraz, Juliana Schlatter de Lima | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:02:54Z | |
dc.date.available | 2014-07-15 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:02:54Z | |
dc.date.issued | 2014-01-29 | |
dc.identifier.citation | FERRAZ, Juliana Schlatter de Lima. A memória na aprendizagem matemática. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4454 | |
dc.description.abstract | The present work arose from a need to better understand the cognitive of students, not only as students, but as human beings. To do so, through a bibliographic research in neurology, psychology and pedagogy in order to understand the process of memorization, what types of information are more easily remembered and what can assist in this process. Furthermore, it approaches some concepts that may have lost its meaning in the routine usage, e.g. the concept of intelligence. A brief study of students and implementation of activities aimed at diagnosing the functioning of working memory was also done. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Matemática - estudo e ensino | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Cognição | por |
dc.subject | Raciocínio | por |
dc.subject | Memory | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Cognition | eng |
dc.subject | Buffer | eng |
dc.subject | Reasoning | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.title | A memória na aprendizagem matemática | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Peixoto, Magda da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0413910306376054 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho surgiu da necessidade de se compreender melhor o cognitivo dos alunos, não apenas como alunos, mas como seres humanos. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica na área de neurologia, psicologia e pedagogia, a fim de se entender o processo de memorização, quais os tipos de informações que são mais facilmente memorizadas e o que pode ajudar neste processo. Além disso, aborda alguns conceitos que podem ter perdido seu significado no uso rotineiro, como o conceito de inteligência. Foi feito também um breve estudo com alunos e aplicação de atividades que visam diagnosticar o funcionamento da memória de trabalho. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8296439306806022 | por |