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dc.contributor.authorMagalhães, Marcos Hirota
dc.date.accessioned2016-06-02T20:02:56Z
dc.date.available2014-11-20
dc.date.available2016-06-02T20:02:56Z
dc.date.issued2014-08-14
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Marcos Hirota. Produção de sentidos e de significados de estudantes do ensino médio sobre o conceito de volume e capacidade de prismas. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4465
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze the production of feelings and meanings that high-school students experience when enrolled in activities related to the concept of the Prisma Volume. The activities were organized by the teacher and considered the contents of composition and decomposition of figures. During the development of the manipulatives activities, for example, the golden material was used. Acrylic prisms were also used so that students could manipulate and calculate their volumes. The research is qualitative and can be characterized as a Case Study. The question guiding this study is: what are the feelings and the meanings that can be produced by high-school students when they experience educational activities while studying the concept of Materials Volume? The survey was conducted in a private school in São Carlos-SP, where classes were filmed and, after the development of activities, an analysis of their speeches and writings was held based on the interactions within the classroom with the teacher s mediation. Students performed three activities in thirteen classes, which were divided didactically, to be analyzed in the form of teaching episodes. Thus, information that enabled the understanding of what is interpreted to be the production of feelings and meanings made by students were pooled. Results suggest that the production of feelings and meanings explicited by the students are related to the skill of spatial visualization of the prism and its constituent elements, such as: measurement, size, composition area and perimeter.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectPrismaspor
dc.subjectAtividade orientadora de ensinopor
dc.subjectTeaching geometryeng
dc.subjectPrism volumeeng
dc.subjectGuiding teaching activityeng
dc.titleProdução de sentidos e de significados de estudantes do ensino médio sobre o conceito de volume e capacidade de prismaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria do Carmo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6637658562543505por
dc.description.resumoO objetivo desta investigação é analisar a produção de sentidos e de significados produzidos por estudantes do Ensino Médio quando vivenciam atividades de ensino sobre o conceito de Volume de Prisma. As atividades foram organizadas pelo professor e consideram os conteúdos de composição e decomposição de figuras. Durante o desenvolvimento das atividades foram utilizados materiais manipuláveis, como, por exemplo, o material dourado. Além disso, prismas de acrílicos também foram utilizados para que os estudantes pudessem manipular e calcular os respectivos volumes. A pesquisa é qualitativa e pode ser caracterizada como Estudo de Caso. A questão que norteia o estudo é: quais são os sentidos e os significados que podem ser produzidos por estudantes do Ensino Médio ao vivenciarem atividades de ensino enquanto estudam o conceito de Volume de Primas? A pesquisa foi realizada numa escola particular de São Carlos-SP, onde as aulas foram filmadas e, após o desenvolvimento das atividades, a narrativa e a escrita dos estudantes foram analisadas com base nas interações que ocorreram na sala de aula e na mediação do professor. Os estudantes realizaram três atividades em treze horas-aula, as quais foram divididas, didaticamente, para serem analisadas, na forma de episódios de ensino. As informações obtidas possibilitaram o entendimento do que se interpretou como a produção de sentidos e de significados feitas pelos estudantes. Os resultados sugerem que a produção de sentidos e de significados explicitadas pelos estudantes estão relacionadas à habilidade da visualização espacial do prisma e de seus elementos constitutivos, tais como: medida, dimensão, composição e decomposição, área e perímetro.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5031532275444654por


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