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dc.contributor.authorVillena, Johana María Rosas
dc.date.accessioned2016-06-02T19:05:48Z
dc.date.available2011-02-23
dc.date.available2016-06-02T19:05:48Z
dc.date.issued2010-08-27
dc.identifier.citationVILLENA, Johana María Rosas. FamilySense: ferramenta computacional para jogos terapêuticos culturalmente contextualizados. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/457
dc.description.abstractIt is described in this Dissertation a computational tool named FamilySense, which aims to support the therapist to create contextualized games according to the profile of each family in therapy, in order to allow this family to identify and understand it the existing vocabulary. As a research contribution in the computering area, more specifically, describes the process model defined for the creation and design of FamilySense computational tool. This tool is inspired in a board game used primarily between members of the same family and / or the therapist in therapeutic sessions with families to allow their members to know each other. In this context, there was necessary identify the characteristics and elements of that game as well as the way it's played therefore he could be mapped to the computer. Using this process could be identified, and further on map, computational resources that could be aggregated to FamilySense, such as multimedia resources. Another contribution is the use of cultural knowledge expressed in the base of the Open Mind Common Sense project in Brazil to support the creation of the game and its content. The therapist as a coauthor, can use this cultural knowledge to create contextualized games according to the principle and therapeutic goal, for example, can identify possible problems in relationships between members of a family, to promote interaction between members of a family to identify possible issues to be worked out during therapy, etc.. Aiming to observe the use of this tool in a therapeutic environment and collect the opinions of the target group, case studies were conducted with therapists and families, reported in this research, to verify the feasibility of the proposal and its proof of concept.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteração homem-máquinapor
dc.subjectLudoterapiapor
dc.subjectJogos por computadorpor
dc.subjectSenso comumpor
dc.subjectFamilySensepor
dc.subjectJogos terapêuticospor
dc.subjectConhecimento culturalpor
dc.subjectFamilySenseeng
dc.subjectTherapeutic gameseng
dc.subjectCulture knowledgeeng
dc.titleFamilySense: ferramenta computacional para jogos terapêuticos culturalmente contextualizadospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Junia Coutinho Anacleto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790155A3por
dc.description.resumoNeste trabalho é descrita a ferramenta computacional FamilySense, que tem como objetivo apoiar o terapeuta na criação de jogos contextualizados de acordo com o perfil de cada família em terapia, com o intuito de permitir a essa família se identificar e entender o vocabulário existente. Como contribuição de pesquisa na área da Computação, mais especificamente, é descrito o modelo de processo definido para a criação e design da ferramenta computacional FamilySense. Esta ferramenta é inspirada em um jogo de tabuleiro utilizado principalmente entre pessoas de uma mesma família e/ou pelos terapeutas em suas sessões com famílias para permitir aos seus membros se conhecerem mais. Neste contexto, houve a necessidade de se preocupar em identificar as características e elementos desse jogo, bem como, a forma com que ele é jogado para que ele pudesse ser mapeado para o computacional. Por meio deste processo, foi possível identificar, além desse mapeamento, recursos computacionais que poderiam ser agregados ao FamilySense, como por exemplo os recursos multimídias. Outra contribuição é o uso do conhecimento cultural expresso na base do projeto Open Mind Common Sense no Brasil, para auxiliar na criação do jogo e seu conteúdo. O terapeuta como coautor, pode utilizar esse conhecimento cultural para criar jogos contextualizados de acordo com o seu princípio terapêutico e objetivo, que pode ser identificar possíveis problemas no relacionamento entre os membros de uma família, promover a interação entre os membros de uma família para identificar possíveis temas a serem trabalhados durante a terapia, etc. Com o intuito de observar o uso dessa ferramenta em um ambiente terapêutico e coletar a opinião do público alvo, foram realizados estudos de caso com terapeutas e famílias, relatados neste trabalho, visando verificar a viabilidade da proposta e sua prova de conceito.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9271661838358474por


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