Show simple item record

dc.contributor.authorOlher, Milena Marquezin
dc.date.accessioned2016-06-02T19:05:49Z
dc.date.available2004-12-17
dc.date.available2016-06-02T19:05:49Z
dc.date.issued2004-05-17
dc.identifier.citationOLHER, Milena Marquezin. Meta-modelo para o processo de sistemas com RV pautado por enfoque no usuário, iteratividade de projeto e critérios de usabilidade.. 2004. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/465
dc.description.abstractThe continuous growth of the Human-Computer Interaction area has been causing the appearance of approaches to better correspond to the users' needs, concerning not only the functionality factors of the interactive systems, which are the main focus of the Software Engineering area, but also the interaction factors of those systems. In that context, the Virtual Reality technology comes as a change proposal for the development of more advanced interfaces, with regard to the human-computer interaction, offering means of interaction that are more natural to humans to supply to the interactive system users' expectations by a more natural and intuitive interaction, as well as involving resources and studies in the most several fields of the knowledge. In that way, although it has evolved significantly, its usage in interactive systems still presents challenges to overcome, among which a better analysis and formalization of the process of systems with Virtual Reality in the practices of the Human-Computer Interaction and Software Engineering areas. However, researches that detail the process of systems with Virtual Reality so that its benefits are explored are little found in the literature. This work proposes a meta-model for the process of systems with Virtual Reality, identifying the differential of those systems and the existing implications in your process, presenting and critically analyzing the methodologies mentioned in the literature for the process of systems with Virtual Reality, as well as identifying the process models in Software Engineering and the approaches in Human-Computer Interaction that best assist the identified implications in the process of those systems, which focus on the user, project iteration and usability.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEngenharia de softwarepor
dc.subjectInteração homem-máquinapor
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.subjectProcesso de desenvolvimento para ambientes virtuaispor
dc.subjectUsabilidadepor
dc.titleMeta-modelo para o processo de sistemas com RV pautado por enfoque no usuário, iteratividade de projeto e critérios de usabilidade.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Junia Coutinho Anacleto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790155A3por
dc.description.resumoO crescimento contínuo da área de Interação Humano-Computador tem causado o surgimento de abordagens para melhor corresponder às necessidades dos usuários, concernentes não somente aos fatores de funcionalidade dos sistemas interativos, os quais são o principal foco da área de Engenharia de Software, mas também aos fatores de interatividade desses sistemas. Nesse contexto, a tecnologia de Realidade Virtual se apresenta como uma proposta de mudança para o desenvolvimento de interfaces mais avançadas, no que diz respeito à interação humano-computador, oferecendo modos de interação mais inerentes aos seres humanos para atender às expectativas dos usuários de sistemas interativos por uma interação mais natural e intuitiva, bem como envolvendo recursos e estudos nos mais diversos ramos do conhecimento. Dessa forma, embora tenha evoluído significativamente, seu emprego em sistemas interativos ainda apresenta desafios a suplantar, dentre eles analisar e melhor formalizar o processo de sistemas com Realidade Virtual nas práticas das áreas de Interação Humano- Computador e Engenharia de Software. Porém, pesquisas que detalhem o processo de sistemas com Realidade Virtual de tal forma que seus benefícios sejam explorados são pouco encontradas na literatura. Este trabalho propõe um meta-modelo para o processo de sistemas com Realidade Virtual, identificando as especificidades desses sistemas e as implicações existentes no seu processo, apresentando e analisando criticamente as metodologias citadas na literatura para o processo de sistemas com Realidade Virtual, bem como identificando os modelos de processo da Engenharia de Software e as abordagens da Interação Humano-Computador que melhor atendem às implicações identificadas no processo desses sistemas, as quais se apresentam como enfoque no usuário, iteratividade de projeto e usabilidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4778956D1por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record