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dc.contributor.authorFerrari, Viviane de Cássia Duarte
dc.date.accessioned2016-06-02T20:11:04Z
dc.date.available2014-11-20
dc.date.available2016-06-02T20:11:04Z
dc.date.issued2014-05-16
dc.identifier.citationFERRARI, Viviane de Cássia Duarte. O primeiro Manoel de Barros e o aprendizado poético. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4728
dc.description.abstractThe problem articulated in this work is to understand how the mato-grossense poet Manoel de Barros has been produced a modern poetry since the start of his career, when he had published the books Poemas concebidos sem pecado (1937) e Face imóvel (1942). To identify such a question, it will support, first in an overview of the barreano themes and stile, following, it will be done interpretative analysis of some poems from both books, in order to see if the modern aspects presented as marks on his poetry have already appeared since the beginning of his writings and if changes occurred in these traits throughout his literary creations. Thus, this research will verify the guiding-up elements of his first poetry, in order to establish relations between his initial poetic project and the rest of his works. This interpretative and comparative approach will contribute to the understanding and affinities of his unconventional lyrical. As it was seen here, both the recurrence of certain themes and some peculiarities of barreano style, it can show various signs of modernity which, in turn, helped to single out his poetics.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectBarros, Manoel Wenceslau Leite de, 1916- 2014por
dc.subjectModernidadepor
dc.subjectRupturaspor
dc.subjectPermanênciaspor
dc.subjectPoetryeng
dc.subjectModernityeng
dc.subjectRuptureseng
dc.subjectPermanencieseng
dc.titleO primeiro Manoel de Barros e o aprendizado poéticopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marques, Wilton José
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5763590592946918por
dc.description.resumoO problema que se articula neste trabalho é o de perceber como o poeta mato-grossense Manoel de Barros se faz moderno logo no início de sua carreira, quando publicou as obras Poemas concebidos sem pecado (1937) e Face imóvel (1942). Para identificar tal questão, fundamentar-se-á primeiro em uma síntese geral dos temas e do estilo barreano, em seguida, far-se-ão análises interpretativas de alguns poemas de ambos os livros, a fim de observar se os aspectos hodiernos apresentados como marcas na sua poesia já se manifestavam desde o início de sua escritura e se ocorreram alterações nesses traços ao longo de suas criações literárias. Dessa forma, averiguar-se-ão os elementos norteadores de sua poesia primeira, com vistas a estabelecer relações entre seu projeto poético inicial e o restante de suas obras. Essa abordagem interpretativa e comparativa contribuirá para a compreensão da importância das duas primeiras produções na carreira escritural do poeta, além de revelar características e afinidades da sua lírica anticonvencional. Partindo, como se viu aqui, tanto da recorrência de alguns temas quanto de algumas peculiaridades do estilo barreano, é possível visualizar vários sinais de modernidade que, por sua vez, colaboraram para singularizar sua poética.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLitpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6835842015001036por


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