Mostrar el registro sencillo del ítem
Experiência primeira e estrutura: uma abordagem sobre o comportamento na obra de Merleau-Ponty
dc.contributor.author | Falabretti, Ericson Savio | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:12:11Z | |
dc.date.available | 2007-07-10 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:12:11Z | |
dc.date.issued | 2006-12-14 | |
dc.identifier.citation | FALABRETTI, Ericson Savio. Experiência primeira e estrutura: uma abordagem sobre o comportamento na obra de Merleau-Ponty.. 2006. 310 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4744 | |
dc.description.abstract | Ce travail a l intention d éclarcir la portée des considérations de Merleau- Ponty sur le comportément. On a fait l inventaire critique sur le comportément, tel que cet notion est presentée dans l oeuvre « La Structure du Comportément ». On a cherché de montrer que lesécoles classiques de psychologie, se trouvent devent deux positions : l intellectualiste, que préconise une psychologie analytique de la conscience comme sa cause productrice et son antithèse empiriste, laquelle se mantient fidèle a la pensée causalle, lorsque elle a determinée pour le psychisme une realité matérielle extérieur. Ce sont, deux positions antithétiques vis a vis la relation entre consciencenature : la philosohie intellectualiste que fait de la nature une unité constitué par la conscience et la science empirique, que separe la conscience et la nature comme si elles étaient deux réalités que appartiennent à la même catégorie substantielle, liée par des rélations de cause et effet. Dans la séquence, ayant en vue les conséquences de ces théories classiques, on va dans la diréction d une nouvelle description du comportément : les idées de expérience directe et de structure. Finalement, on a cherché, a travers une lecture de la « Phénomenologie de la Perception », montrer comment une conception phenomenique du comportémentl est elle possible, si on mantient les catégories de expérience directe et de structure, pour qu on puisse, a traves une approche phénomenique du corps, élaborer une nouvelle lecture des relations entre conscience et nature. | fra |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Filosofia francesa | por |
dc.subject | Filosofia contemporânea | por |
dc.subject | Merleau-Ponty, Maurice, 1908-1961 | por |
dc.subject | Comportamento | por |
dc.subject | Estrutura | por |
dc.subject | Percepção | por |
dc.subject | Merleau-Ponty | fra |
dc.subject | Comportement | fra |
dc.subject | Expérience directe | fra |
dc.subject | Strutucture | fra |
dc.subject | Perception | fra |
dc.title | Experiência primeira e estrutura: uma abordagem sobre o comportamento na obra de Merleau-Ponty | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Simanke, Richard Theisen | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5431145327759147 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho procura esclarecer o alcance das considerações merleaupontyanas sobre o comportamento. Fizemos, antes de tudo, o inventário crítico do comportamento como está sugerido em A Estrutura do Comportamento. Nesse caso, buscamos mostrar que as escolas clássicas de Psicologia, na explicação do comportamento, encontram-se, em geral, diante de duas posições: a intelectualista, que preconiza uma psicologia analítica da consciência como causa produtora e a sua antítese empirista que se mantém fiel ao pensamento causal quando determinou ao psíquico uma realidade material e exterior. São, portanto, duas posições antitéticas sobre a relação consciência-natureza: a filosofia intelectualista, que faz da natureza uma unidade constituída pela consciência e a ciência empirista, que separa natureza e consciência como duas realidades da mesma categoria substancial, ligadas por relações de causa e efeito. Depois, num segundo momento, tendo em vista os problemas decorrentes dessas teorias clássicas, apontamos os fundamentos para uma nova descrição do comportamento: as idéias de experiência direta e de estrutura. Finalmente, procuramos através de uma leitura da Fenomenologia da Percepção mostrar como uma concepção fenomênica do comportamento é possível, desde que mantidas as categorias de experiência direta e de estrutura para que possamos, por meio de uma abordagem fenomênica do corpo, elaborar uma nova leitura das relações entre consciência e natureza. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFil | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9180205668165490 | por |