Show simple item record

dc.contributor.authorMenéndez, Ada Jimena García
dc.date.accessioned2016-06-02T20:12:19Z
dc.date.available2014-07-25
dc.date.available2016-06-02T20:12:19Z
dc.date.issued2011-03-07
dc.identifier.citationMENÉNDEZ, Ada Jimena García. Gramática e erótica da percepção na psicanálise. 2011. 293 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4806
dc.description.abstractThe purpose of this thesis is to demonstrate the existence of an original psychoanalytical theory of perception, a theory which subverts philosophical and psychological traditional conceptions on the matter. In order to establish and characterize this doctrine of perception not explicit in Freud s works our methodology proposes rereading Freudian texts in the light of philosophy and different schools of the psychoanalytical movement. This work follows a path that leads from an archeology of Freudian metapsychology one that enables to sketch the grammar of perception to state the intrinsically pulsional dimension of the perceptive process. As regards the grammar of perception, Freud follows a tradition that links perception to the material aspects of the trace, especially with the fundamental notion of mnemic trace . From the beginning of his work, perception is approached as related to the gramma, the letter, the character of writing. Nevertheless, the rules of this psychoanalytical grammar are particular, paradoxical, drawn on the horizon of loss and plural times, oriented by a deferred action (Nachträglichkeit). Perception is anchored in a negative dimension. As regards the erotics of perception, the true revolution of the analytical doctrine of perception consists in revealing that perception is not absolutely dependant on physiology: it is overturned, perverted, by the logics of desire. Perception is thus found at the course of this intersection, on a hybrid spot between the grammar of the image and the word and a dimension beyond them, which is erotic, pulsional.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectFilosofia - representaçãopor
dc.subjectAlucinaçãopor
dc.subjectFilosofia irrepresentávelpor
dc.subjectPulsãopor
dc.titleGramática e erótica da percepção na psicanálisepor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Simanke, Richard Theisen
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5431145327759147por
dc.description.resumoEsta tese defende a existência de uma teoria original da percepção na psicanálise, teoria que subverte as concepções filosóficas e psicológicas tradicionais. Tendo como objetivo a reconstrução e caracterização dessa doutrina do perceber, que não se encontra de forma explícita em Freud, nossa metodologia consistiu na releitura dos textos freudianos à luz da filosofia e das diversas correntes do movimento analítico. A arqueologia da metapsicologia freudiana nos permitiu esboçar uma gramática da percepção e nos conduziu à constatação da dimensão intrinsecamente pulsional do funcionamento perceptivo. No que diz respeito à gramática da percepção, Freud posiciona-se na tradição que vincula a percepção à materialidade do traço, fundamentalmente por meio da noção de traço mnêmico. Nos primórdios de sua obra, a percepção é pensada no registro do gramma, da letra, do caráter de escrita. Ora, as regras da escrita psicanalítica da percepção esboçam uma gramática particular, paradoxal, que se desenha no horizonte da perda e dos tempos plurais, orientados pelo a posteriori. A percepção está irremediavelmente ancorada em uma dimensão negativa, de resto. Quanto à erótica da percepção, a verdadeira revolução da doutrina analítica do perceber consiste em revelar que a percepção foge à absorção sem resto pela fisiologia: ela é transformada e pervertida pela lógica pulsional. Encontramos a percepção no trajeto dessa interseção, num lócus mestiço entre a gramática da imagem e da palavra, e seu além, erótico, pulsional.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2890431654578109por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record