dc.contributor.author | Oliveira, Rodrigo Travitzki Teixeira de | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:13:06Z | |
dc.date.available | 2007-11-28 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:13:06Z | |
dc.date.issued | 2006-10-17 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rodrigo Travitzki Teixeira de. A neurodinâmica pode explicar a consciência? Uma análise da proposta de Walter Freeman.. 2006. 245 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4826 | |
dc.description.abstract | This work is a critical analysis of Walter Freeman´s neurodynamic model in several
aspects, especially the consciousness as an order parameter that constraints brain dynamics.
According to our research, this proposal is not only based in empirical data, but also in ideas as: 1)
mathematical metaphor valorization to explain the nature and man; 2) the consciousness as an
integrative rational action that limits and selects local fluctuations. We found some gaps in the
model, as the author himself admits, and also other interpretations for some empirical results.
Therefore, the meaning of neurodynamic patterns found by Freeman remains open. His
emergentism is defined by dualism and reductionism denial, and is based in circular causality
between whole and parts. Motor cause (and material, we suppose) from the base to the top, and
formal and final cause from top to base. It seems to be a pragmatic solution for the mind-brain
problem, in order to make possible a wider scientific acceptance of mind effects on the body,
contributing to a paradigm change in neuroscience. For Eliasmith, the role of non-linear dynamics
would be description, discussion and analysis of complex cognitive systems, as brain. The
interpretation of information and dynamic patterns found, however, is not evident nor consensual.
This work corroborates such conclusions in particular case of Walter Freeman's model, still
highlighting a non scientific role for his work, in the sense of valuing the systemic effects of
consciouseness on the body. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Filosofia da mente | por |
dc.subject | Neurociência | por |
dc.subject | Cérebro | por |
dc.subject | Auto-organização | por |
dc.subject | Sistemas dinâmicos | por |
dc.subject | Epistemologia | por |
dc.title | A neurodinâmica pode explicar a consciência? Uma análise da proposta de Walter Freeman | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, João de Fernandes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8864985279295912 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é uma análise crítica do modelo neurodinâmico de Walter Freeman em seus
diversos aspectos, em especial a concepção da consciência enquanto um parâmetro de ordem que
restringe a dinâmica cerebral. Segundo nossa pesquisa, esta concepção de consciência fundamentase
não só em dados empíricos, mas em pressupostos como: 1) a valorização da metáfora
matemática para explicar a natureza e o homem; 2) a consciência enquanto ação racional
integradora, que limita e seleciona as flutuações locais. Foram encontradas algumas lacunas no
modelo, como o próprio autor admite, e outras interpretações para alguns resultados empíricos.
Assim, o significado dos padrões neurodinâmicos encontrados pelo autor permanece em aberto. O
emergentismo de Freeman define-se pela negação do dualismo e do reducionismo, fundamentandose
na causalidade circular entre o todo e as partes. Causa motora (e material, entendemos) da base
para o topo, e causas formal e final do topo para a base. Consideramos tratar-se de uma solução
pragmática para o chamado problema mente-cérebro, a fim de possibilitar uma maior aceitação
científica dos efeitos da mente sobre o corpo, contribuindo para uma mudança de paradigmas na
neurociência. Para Eliasmith, o principal papel da dinâmica não-linear seria a descrição, discussão
e análise de sistemas cognitivos complexos, como o cérebro. A interpretação das informações e
padrões dinâmicos encontrados, contudo, não é evidente nem consensual. Este trabalho corrobora
tais conclusões no caso particular do modelo de Walter Freeman, destacando, ainda, um papel não
científico para seu trabalho, no sentido de valorizar os efeitos sistêmicos da consciência sobre o
corpo. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFil | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0826151726569392 | por |