dc.contributor.author | Oliveira, Claudia Silene Pereira de | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:13:10Z | |
dc.date.available | 2010-03-10 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:13:10Z | |
dc.date.issued | 2009-09-10 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Claudia Silene Pereira de. O cinema que nos dá o que pensar em Gilles Deleuze. 2009. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4850 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cinema - filosofia | por |
dc.subject | Imagem | por |
dc.subject | Imagem - movimento | por |
dc.subject | Imagem - tempo | por |
dc.title | O cinema que nos dá o que pensar em Gilles Deleuze | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Marques, Silene Torres | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4822141288006918 | por |
dc.description.resumo | Imagem-movimento e Imagem-tempo são dois livros sobre o cinema que Gilles Deleuze escreveu por meio da filosofia. Os conceitos próprios para o cinema por ele criados servem-nos para alcançar a imagem cinematográfica em seu fascínio. Nessa trajetória há vários encontros e um é essencial: o encontro com Bergson, que é quando Deleuze resgata os conceitos sobre Matéria e memória e os põe ao encontro da arte cinematográfica. Esse encontro nos serve para perceber o quanto o cinema é capaz de se livrar das amarras da narrativa clássica e nos presentear com o cinema sublime, o cinema que encontra no pensamento o seu maior aliado. Para compreender essa transformação que a imagem do cinema sofre é preciso ir à história do cinema e a do pensamento em geral e flagrar os dois regimes: orgânico e cristalino (cinema clássico e moderno). Imagem-movimento e imagem-tempo coexistem em todo filme mas é preciso, no entanto, verificar o grau que cada uma ocupa em cada filme para compor a narrativa; seja para representar uma imagem pragmática seja elevar-se ao nível da existência e trazer consigo o vínculo perdido do homem com o mundo. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFil | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9654361092283589 | por |