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dc.contributor.authorOliveira, Állan César Moreira de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:05:55Z
dc.date.available2012-04-12
dc.date.available2016-06-02T19:05:55Z
dc.date.issued2011-04-29
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Állan César Moreira de. Criação e visualização de interfaces do usuário cientes de contexto para realidade aumentada. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/492
dc.description.abstractAugmented reality is a research area that aims to enrich the user´s interaction experience with his/her surrounding environment by weaving together computer generated synthetic elements with the real world, making the distinction between real and virtual world less perceptible. The increasing integration of sensors in entities like mobile devices, intelligent buildings and infrastructures, vehicles, clothes, and even the human body, allows information about these entities (denominated contexts) to be used as part of both the interface and the user interaction experience, what makes AR interface project a challenge. According to researchers of AR area, Augmented Reality (AR) User Interface (UI) is an underexplored area, which faces many design and implementation challenges. These interfaces have the potential to use elements such as 3D and 2D and adapt them according to contexts in real-time. There are not many AR tools available for the building and visualization of AR UIs, especially considering context awareness. Therefore, this work presents two different tools that together can assist in the creation and visualization of context aware augmented reality interfaces: a pattern-driven AR interface visualization framework (VISAR), which allows AR interfaces to be developed by using pre-programmed interface components (patterns); and an AR Interface Editor (VISAR-IE) that supports interface design through modeling their patterns and adaptation rules. These patterns help to speed up implementation and design time, enabling the design of adaptive interfaces, and providing sharing and reuse of interfaces components. Three study cases are also presented to validate the developed tools: AR in a tangible multi-touch tabletop, AR drag and drop, and an AR system for firefighters in emergency management applications.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInterfaces de usuáriopor
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.subjectComputação ciente de contextopor
dc.titleCriação e visualização de interfaces do usuário cientes de contexto para realidade aumentadapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Araujo, Regina Borges de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783153D6por
dc.description.resumoA Realidade Aumentada (RA) é uma área de pesquisa que visa enriquecer a experiência de interação do usuário com o mundo que o cerca, entrelaçando elementos sintéticos, gerados pelo computador, com o mundo real, tornando cada vez menos perceptível a distinção entre o real e o virtual. A crescente integração de sensores em entidades como dispositivos móveis, edifícios e infraestruturas inteligentes, veículos, roupas e até o corpo-humano, proporciona que informações sobre essas entidades (denominadas contextos), em especial as dinâmicas, possam ser utilizadas como parte da interface e da experiência de interação do usuário, o que torna o projeto de interfaces de RA um desafio. Segundo pesquisadores da área de RA, o aspecto de interfaces de usuário na Realidade Aumenta é ainda uma área sub explorada, com vários desafios de projeto e implementação. Essas interfaces têm o potencial de usar elementos, por exemplo, 2D e 3D adaptando-os a mudanças de contextos em tempo-real. Não há muitas ferramentas disponíveis para o desenvolvimento e visualização de interfaces de RA, muito menos que sejam cientes de contexto. Sendo assim, esta dissertação apresenta duas ferramentas que podem ser usadas de forma integrada para a criação e visualização de interfaces de RA cientes de contexto: um framework de visualização de interfaces de RA (VISAR) orientado a componentes de interface (padrões), que adapta, em tempo de execução, interfaces de RA em resposta a mudanças de contexto do ambiente; e um editor de interfaces de RA (VISAR-IE) que utiliza padrões para criar interfaces de RA cientes de contexto, permitindo o reúso e compartilhamento de componentes da interface. O uso de padrões acelera o tempo de projeto e implementação de interfaces de RA. Três estudos de caso são também apresentados para validar o uso das ferramentas desenvolvidas: RA em mesa tangível multitoque, arraste-e-jogue-lá (drag and drop) na RA e um sistema de RA para bombeiros.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1729081803965609por


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