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dc.contributor.authorCosta, Lourdes Patrícia Portugal Poma
dc.date.accessioned2016-06-02T19:06:08Z
dc.date.available2013-10-01
dc.date.available2016-06-02T19:06:08Z
dc.date.issued2013-07-31
dc.identifier.citationCOSTA, Lourdes Patrícia Portugal Poma. Aprimorando o desempenho de algoritmos de roteamento em VANETs utilizando classificação. 2013. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/544
dc.description.abstractVehicular ad-hoc networks (VANETs) are networks capable of establishing communications between vehicles and road-side units. VANETs could be employed in data transmission applications. However, due to vehicle mobility, VANETs present intermittent connectivity, making message transmission a challenging task. Due to the lack of an end-to-end connectivity, messages are forwarded from vehicle to vehicle and stored when it is not possible to retransmit. Additionally, in order to improve delivery probability, messages are replicated and disseminated over the network. However, message replication may cause high network overhead and resource usage. As result, considerable research e_ort has been devoted to develop algorithms for speci_c scenarios: low, moderate and high connectivity. Nevertheless, algorithms projected for scenarios with a speci_c connectivity lack the ability to adapt to situations with zones presenting diferent node density. This lack of adaptation may negatively a_ect the performance in application such as data transmission in cities. This masters project proposes develops a method to automatically adapt message replication routing algorithms to diferent node density scenarios. The proposed method is composed of three phases. The first phase collects data from message retransmission events using a standard routing algorithms. The second phase consists in training a decision tree classifier based on the collected data. Finally, in the third phase the trained classifier is used to determine whether a message should be retransmitted or not based on the local node density. Therefore, the proposed method allows routing algorithms to query the trained classifier to decide if a message should be retransmitted. The proposed method was evaluated with real movement traces in order to improve Spray and Wait and Epidemic routing algorithms. Results indicate that the proposed method may contribute to performance enhancement.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRedes de computaçãopor
dc.subjectRedes tolerantes a atrasos e desconexõespor
dc.subjectSistemas de comunicação móvelpor
dc.subjectAd hoc networks (Redes de computação)por
dc.subjectDelay and Disruption Tolerant Networkseng
dc.subjectDTNseng
dc.subjectMobile Networkseng
dc.subjectMobile Ad-Hoc Networkseng
dc.subjectMANETseng
dc.subjectVehicular Networkseng
dc.subjectVANETseng
dc.titleAprimorando o desempenho de algoritmos de roteamento em VANETs utilizando classificaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marcondes, César Augusto Cavalheiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4431183539132719por
dc.description.resumoAs VANETs são redes de veículos com capacidade de estabelecer comunicações sem fio entre veículos e com equipamentos nas estradas. Estas redes poderiam ser usadas para a transferência de dados de diversas aplicações. No entanto, devido á mobilidade dos veículos, as VANETs apresentam conectividade intermitente entre os nós, dificultando a transmissão de mensagens. Ante a impossibilidade de ter conectividade de fim a fim, as mensagens são encaminhadas progressivamente de veículo em veículo, e armazenadas quando não houver a possibilidade de retransmitir. Adicionalmente, para incrementar a probabilidade de entrega, as mensagens são replicadas e disseminadas pela rede. Não obstante, a replicação de mensagens pode gerar alta sobrecarga de rede e alto consumo de recursos. Por causa disto, projetaram-se algoritmos para cenários específicos de: baixa, moderada e alta conectividade. Estes algoritmos, quando aplicados em ambientes de zonas de diferente densidade de nós,como cidades, podem diminuir o seu desempenho pela falta da capacidade de se adaptar a diferentes condições de conectividade. Contudo, neste trabalho foi desenvolvido um método para adaptar o comportamento dos algoritmos de roteamento por replicação de mensagens a diferentes situações de conectividade segundo a densidade das zonas onde se movimentam os nós retransmissores. O método consiste em três fases. Na primeira, são coletados os dados dos eventos de repasse de mensagens utilizando o algoritmo de roteamento padrão. Na segunda fase, utilizam-se os dados coletados para treinar um classificador baseado em _arvores de decisão. Na _ultima fase, o classificador é então empregado para determinar se uma situação de repasse de mensagem _e favorável segundo a densidade de nós. Desta forma, os algoritmos de roteamento podem decidir se repassar ou não uma mensagem com o suporte do classificador. Esta abordagem foi avaliada com traces de movimentos reais, para aprimorar o desempenho dos algoritmos de roteamento Spray and Wait e Epidemic. Os resultados dos experimentos realizados revelam que esta abordagem pode contribuir para o aprimoramento do desempenho.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9158996149202223por


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