Show simple item record

dc.contributor.authorOrbolato, Rafael Godoi
dc.date.accessioned2016-06-02T19:06:09Z
dc.date.available2005-04-04
dc.date.available2016-06-02T19:06:09Z
dc.date.issued2003-02-11
dc.identifier.citationORBOLATO, Rafael Godoi. Edição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.. 2003. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/548
dc.description.abstractA lack of support to teachers in the instructional material creation was verified during a research with computer-based distance learning environments, this support being related both to technological and pedagogical aspects. To propose a support in these two fields, technology and pedagogy, this work analyzed the learning theories. From this analysis arose the opportunity to adapt the cognitive strategies' ideas as a pedagogical support to the teacher in the content organization of the instructional material. In addiction, as the material format to the Web has a different structure from the conventional one, it was defined a basic set of usability directives and explanations about these differences, as another form of support to the teacher. The Cognitor, an instructional material creation tool was developed, joining its technological support in the material creation for the Web, with the pedagogical support mentioned previously.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMétodos de instrução e estudopor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectMaterial instrucionalpor
dc.subjectEstratégias cognitivaspor
dc.subjectUsabilidadepor
dc.subjectSoftwarepor
dc.titleEdição de material instrucional para EAD baseada em estratégias cognitivas.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Junia Coutinho Anacleto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790155A3por
dc.description.resumoVerificou-se durante um levantamento feito em ambientes computacionais de EAD a falta de apoio ao professor na criação de material, tanto com relação a aspectos tecnológicos quanto com relação a aspectos pedagógicos. Para formalizar um apoio nessas duas linhas, tecnologia e pedagogia, este trabalho analisou as teorias do aprendizado, de onde surgiu a oportunidade de se adaptar a idéia das estratégias cognitivas, como um suporte pedagógico ao professor na estruturação do conteúdo do material instrucional. Além disso, como o material instrucional criado para ser usado via Internet é diferente do material instrucional convencional, foi definido um conjunto básico de diretrizes de usabilidade e explicações com relação a essas diferenças, com o objetivo de também apoiar o professor. O Cognitor, uma ferramenta para criação de material instrucional para EAD, foi então desenvolvido, unindo a facilidade da criação de material instrucional nesse novo formato, ou seja, a Web, sendo esse o apoio tecnológico que faltava, com o apoio pedagógico citado anteriormente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record