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dc.contributor.authorGodoy, Arthur Pedro de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:06:14Z
dc.date.available2014-09-04
dc.date.available2016-06-02T19:06:14Z
dc.date.issued2014-05-22
dc.identifier.citationGODOY, Arthur Pedro de. Uma arquitetura para promover o uso de dispositivos com limitações computacionais na interação com mídias sintetizadas remotamente. 2014. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/569
dc.description.abstractComputer graphics and virtual reality technologies allow audiovisual experiences with high level of realism, as the ones achieved in video games and movies. The synthetization of media with high degree of audiovisual realism demands specialized systems with high performance computing capacity. The profusion in the last decade of personal computing consumer electronics such as mobile and portable devices, encourages the interest in making possible, also in these devices, applications with high level of visual realism. However, due to the intrinsic limitations of the computing capability of mobile and portable devices, regarding to the physical characteristics of these devices, such as dimensions, electrical consume and heat dissipation, it s not possible directly process media with the same level of visual realism that is found in specialized systems. This research suggests the exploration of a traditional solution: the remote interaction with these applications. Challenges resulting from this approach are identified and studied. Solutions are proposed, analyzed and formalized in a architecture for reference. As a proof of concept the architecture is used in the development of applications on two scenarios: one in a local network with a media characterized by its low tolerance in delay of interaction response and another with a high tolerance media through the Internet. Also is showed the flexibility of the proposed architecture by integrating one of the applications developed with a multimedia context.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComputação gráficapor
dc.subjectSistemas multimídiapor
dc.subjectPlataforma móvelpor
dc.subjectSistemas distribuídospor
dc.subjectEletrônicos de consumopor
dc.subjectMídia de alto desempenhopor
dc.subjectRenderização remotapor
dc.subjectCloud gamingpor
dc.subjectDesktop remotapor
dc.subjectGraphics computingeng
dc.subjectConsumer electronicseng
dc.subjectHigh performance mediaeng
dc.subjectMultimedia systemseng
dc.subjectRemote renderingeng
dc.subjectMobile platformeng
dc.subjectRemote desktopeng
dc.titleUma arquitetura para promover o uso de dispositivos com limitações computacionais na interação com mídias sintetizadas remotamentepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Teixeira, Cesar Augusto Camillo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1123376648713853por
dc.description.resumoAs tecnologias de computação gráfica e realidade virtual permitem experiências visuais e auditivas com alto nível de realismo sensorial, como alcançado em jogos eletrônicos e no cinema. A sintetização de mídia com alto grau de realismo visual e auditivo demanda sistemas especializados com capacidade computacional de alto desempenho. A profusão na última década de eletrônicos de consumo computacionais pessoais, como dispositivos móveis e portáteis, desperta o interesse em tornar possível, também nesses dispositivos, aplicações visuais com alto nível de realismo. Devido às limitações da capacidade computacional intrínsecas dos dispositivos móveis, decorrentes de suas características físicas, como dimensões, restrições de consumo e dissipação térmica, não é possível a execução direta de mídia interativa com o mesmo grau de realismo encontrado em sistemas especializados. Este trabalho sugere a exploração de uma solução tradicional: o processamento e a interação remota com esse tipo de mídia. Desafios decorrentes dessa solução são identificados e estudados. Soluções são propostas, analisadas e formalizadas em uma arquitetura de referência. Como prova de conceito da arquitetura explorou-se o desenvolvimento de aplicações em dois cenários: um em rede local com mídia de baixa tolerância a atrasos no tempo de resposta às interações e outra através da Internet com mídia de maior tolerância a atrasos. Mostrouse também a flexibilidade da arquitetura desenvolvida com a integração do componente cliente a um sistema com múltiplas mídias, em que a mídia remota relaciona-se integralmente com o contexto multimídia.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6170705791509069por


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