Show simple item record

dc.contributor.authorPereira, Ana Carina Stelko
dc.date.accessioned2016-06-02T20:30:06Z
dc.date.available2012-11-20
dc.date.available2016-06-02T20:30:06Z
dc.date.issued2012-08-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5974
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectViolência escolarpor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectEscolas - programas de prevençãopor
dc.subjectAvaliação de programaspor
dc.titleAvaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficáciapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6962646759651464por
dc.description.resumoEssa tese foi escrita no formato de um compêndio de textos científicos. Tais textos estão articulados de modo a fundamentar o desenvolvimento, avaliação e aprimoramento de um programa preventivo brasileiro de violência escolar, denominado Violência Nota Zero. Primeiramente, fez-se uma discussão sobre definição de violência escolar, indicando que essa envolve alunos, funcionários de escolas, pais, comunidade e ações como agredir fisicamente, verbalmente, destruir ou roubar materiais, e especificidades, como o bullying. Em seguida, fez-se uma revisão sistemáticas de literatura de estudos brasileiros publicados em periódicos nacionais sobre prevenção de violência escolar e bullying, apontando a necessidade de se desenvolver e avaliar programas em relação a tal problema. Um instrumento (Escala de Violência Escolar versão a alunos), o qual foi aplicado para avaliar o programa, teve a suas características psicométricas avaliadas. O programa foi descrito em detalhes e, depois, expôs-se a avaliação social do programa e, posteriormente, os resultados alcançados. Tendo-se explicado como é o programa e os resultados obtidos, procedeu-se a criação de um material a ser incluído no programa que ensine a alunos a como lidar com situações de violência na escola. Por fim, apresentou-se um texto que incentiva a formação de uma rede brasileira para enfrentar a violência na escola e bullying, descrevendo-se a experiência canadense a respeito. Assim, ao total, essa tese engloba oito textos científicos, sendo cinco artigos, um capítulo de livro, uma nota técnica e um relato de experiência.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4721496386444127por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record