dc.contributor.author | Pereira, Ana Carina Stelko | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:30:06Z | |
dc.date.available | 2012-11-20 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:30:06Z | |
dc.date.issued | 2012-08-31 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5974 | |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Minas Gerais | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Violência escolar | por |
dc.subject | Bullying | por |
dc.subject | Escolas - programas de prevenção | por |
dc.subject | Avaliação de programas | por |
dc.title | Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6962646759651464 | por |
dc.description.resumo | Essa tese foi escrita no formato de um compêndio de textos científicos. Tais textos estão articulados de modo a fundamentar o desenvolvimento, avaliação e aprimoramento de um programa preventivo brasileiro de violência escolar, denominado Violência Nota Zero. Primeiramente, fez-se uma discussão sobre definição de violência escolar, indicando que essa envolve alunos, funcionários de escolas, pais, comunidade e ações como agredir fisicamente, verbalmente, destruir ou roubar materiais, e especificidades, como o bullying. Em seguida, fez-se uma revisão sistemáticas de literatura de estudos brasileiros publicados em periódicos nacionais sobre prevenção de violência escolar e bullying, apontando a necessidade de se desenvolver e avaliar programas em relação a tal problema. Um instrumento (Escala de Violência Escolar versão a alunos), o qual foi aplicado para avaliar o programa, teve a suas características psicométricas avaliadas. O programa foi descrito em detalhes e, depois, expôs-se a avaliação social do programa e, posteriormente, os resultados alcançados. Tendo-se explicado como é o programa e os resultados obtidos, procedeu-se a criação de um material a ser incluído no programa que ensine a alunos a como lidar com situações de violência na escola. Por fim, apresentou-se um texto que incentiva a formação de uma rede brasileira para enfrentar a violência na escola e bullying, descrevendo-se a experiência canadense a respeito. Assim, ao total, essa tese engloba oito textos científicos, sendo cinco artigos, um capítulo de livro, uma nota técnica e um relato de experiência. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4721496386444127 | por |