Show simple item record

dc.contributor.authorMedeiros, Rangel de Oliveira
dc.date.accessioned2016-06-02T20:38:26Z
dc.date.available2012-01-30
dc.date.available2016-06-02T20:38:26Z
dc.date.issued2011-08-04
dc.identifier.citationMEDEIROS, Rangel de Oliveira. Além do dinheiro e dos demônios: o neopentecostalismo no Brasil e na Holanda. 2011. 201 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6676
dc.description.abstractThe aim of this thesis is to analyze the Pentecostal discourse focusing primarily on various levels of discourse production of the Universal Church of the Kingdom of God (UCKG) and the International Church of the Grace of God (ICGG) in order to answer the following question: Is the structuring of these churches predominantly built on the theology of prosperity or on a more varied a range of discursive elements? Based on the hypothesis that these churches try to offer a full experience of life and religion, in opposition to the idea that has been spread by many non-academic commentators and academic works that these churches are only ―supermarket of faith‖, where the ―customer‖ ―buys‖ religious products that he will use in his worldly life and soon goes away, eventually to become ―customer of another supermarket‖. To this end we analyzed two different national contexts. Church activities were followed in Brazil, mainly in Florianopolis, and the Netherlands, especially in the capital Amsterdam. This work also has the characteristics of case study and comparative study. Information obtained during fieldwork in Brazil brought elements for analyzing the behavior of the church and its parishioners in a very different national context, thus enabling us to see what remains and what changes in the discourse of the church and the attitudes of the followers in the new context.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectNeopentecostaispor
dc.subjectPentecostalismopor
dc.subjectMigrantes brasileirospor
dc.subjectIgreja Universal do Reino de Deuspor
dc.subjectIgreja Internacional da Graça de Deuspor
dc.subjectNeo-Pentecostalismeng
dc.subjectBrazilian religious field. Brazilian Pentecostalism in the netherlandseng
dc.subjectBrazilian migrants in the Netherlandseng
dc.subjectUniversal Church of the Kingdom of Godeng
dc.subjectInternational Church of the Grace of Godeng
dc.titleAlém do dinheiro e dos demônios: o neopentecostalismo no Brasil e na Holandapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Freston, Paul Charles
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799878A5por
dc.description.resumoO objetivo desta tese é analisar o discurso neopentecostal focando principalmente nos diversos níveis de produção discursiva da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) a fim de responder a seguinte questão: A estruturação destas igrejas é predominantemente construída sobre a Teologia da Prosperidade ou sobre uma gama de elementos discursivos mais variados? Partindo se da hipótese que estas igrejas tentam oferecer uma experiência de vida e religiosa plenas, contrariando a ideia que vem sendo difundida pelo senso comum e em outros trabalhos acadêmicos de que estas igrejas são apenas ―supermercados da fé‖, onde o ―cliente‖ ―compra‖ o produto religioso que terá uso em sua vida mundana e em pouco tempo vai embora, para eventualmente tornar-se ―freguês de outro supermercado‖. Para tanto se analisou dois contextos nacionais diferentes. Foram acompanhadas atividades no Brasil, principalmente em Florianópolis, e na Holanda, principalmente em sua capital Amsterdã. Assim, este trabalho tem também as características de estudo de caso e estudo comparativo. As informações obtidas no trabalho de campo fora do Brasil trouxeram elementos para se analisar o comportamento da igreja e de seus frequentadores em um contexto bem diferente, podendo se perceber o que permanece e o que se modifica no discurso da igreja e das atitudes dos frequentadores diante da nova realidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5348477336627331por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record