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dc.contributor.authorCampos, Débora Mendes
dc.date.accessioned2016-06-02T20:39:13Z
dc.date.available2010-11-08
dc.date.available2016-06-02T20:39:13Z
dc.date.issued2010-08-18
dc.identifier.citationCAMPOS, Débora Mendes. A figura da mulher na linguagem da propaganda :implicações sociais. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6719
dc.description.abstractThis paper uses the discussions of female bodies' in advertising, based on the analysis of a representative Set of televised ads Brazilian open. Starting from a macro sociological perspective based on critical theory of Adorno and Horkheimer (1985), sought to understand the underlying structural supposed to advertising messages. Identified that androcentric social order predates the Institutions of the contemporary consumer society, the Cultural Industry and capitalism. However, is related to Them and Them is by re-meant and unfolded. The male and female stereotypes convey, Creating templates for the identification and, therefore, behavioral patterns, advertising vehicle become a privileged gender ideologyeng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectIndústria culturalpor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectRelação de gêneropor
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectCultural industryeng
dc.subjectBodyeng
dc.subjectIdeologyeng
dc.subjectSocial relations of gendereng
dc.titleA figura da mulher na linguagem da propaganda: implicações sociaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pellegrini, Tânia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0280434883580627por
dc.description.resumoEste trabalho trata da utilização da imagem de corpos femininos na publicidade, com base na análise de um conjunto representativo de peças publicitárias transmitidas pela televisão aberta brasileira. Partindo de uma perspectiva macro-sociológica baseada na teoria crítica de Adorno e Horkheimer (1985), além de outros autores que com eles dialogam, buscou-se compreender os pressupostos estruturais subjacentes às mensagens publicitárias. Identificou-se que a ordem social androcêntrica nelas predomina, sobretudo calcada em imagens ligadas ao erotismo, usado como veículo das organizações contemporâneas ligadas à produção, veiculação e recepção de cultura, de que a propaganda é a linguagem por excelência. Nesses moldes, a ordem social hegemônica é por ela ressignificada e desdobrada, na medida em que, ao veicular estereótipos femininos e masculinos, a publicidade cria modelos de projeção e identificação, ou seja, padrões de comportamentos a serem internalizados, tornando-se um veículo privilegiado da ideologia de gênero.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4010854473110071por


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