Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorNovais, Adriana Rodrigues
dc.date.accessioned2016-06-02T20:39:18Z
dc.date.available2013-11-07
dc.date.available2016-06-02T20:39:18Z
dc.date.issued2013-08-28
dc.identifier.citationNOVAIS, Adriana Rodrigues. Cinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: Uma análise dos filmes Pra frente Brasil (1982) e Ação entre amigos (1998). 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6754
dc.description.abstractThe present research focuses on the question of memory and representation of the Brazilian civil-military dictatorship through the analysis of two films, Pra Frente Brasil (1982) [Go further Brazil] and Ação Entre Amigos [Action between friends] (1998), which explore this period of national history. Our goal was to understand the contributions and limits of these two pieces of cinematographic work as bearers of civil military dictatorship memories. So, we examine how the civil-military dictatorship comes to the scene in the mentioned pictures, relating them to their own production context. We take as presupposition the fact that films are bearers of meanings that allow us to understand the relation between human beings and their historical time. For that we take as our own the Pilar Calveiros s conception of memory and, trying to comprehend the relation between cinema, memory and society, we found our theory on Walter Benjamin s theoretical and methodological referential, as on his conception of History. This author proposes, by the way, that we may think on the cinema s political function. To investigate the relation between art work and society we use Tania Pelegrini s concept of refraction and the Pierre Sorlin s conception of representation. At last, we found on the trauma and resentment concepts, willing to comprehend how cinema represents the relation between the dictatorial past with the present.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectDitadura civilmilitarpor
dc.subjectPra frente Brasil (Filme)por
dc.subjectAção entre amigos (Filme)por
dc.subjectTraumapor
dc.subjectRessentimentopor
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectcivil-military dictatorshipeng
dc.subjectTraumaeng
dc.subjectResentmenteng
dc.titleCinema e memória da ditadura civil-militar no Brasil: uma análise dos filmes Pra frente Brasil (1982) e Ação entre amigos (1998)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pellegrini, Tânia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0280434883580627por
dc.description.resumoA presente pesquisa procurou lançar luzes sobre a questão da memória e da representação da ditadura civil-militar (1964-1985) no Brasil através da análise dos filmes Pra Frente Brasil (1982) e Ação Entre Amigos (1998), que abordam esse período da história nacional. Nosso objetivo foi entender os limites e avanços das obras fílmicas enquanto portadoras de memória da ditadura civil-militar. Assim, examinamos como a ditadura civil-militar vem à cena nos filmes em questão, relacionando-os com o contexto de sua produção. Tomamos como base o pressuposto de que os filmes são portadores de significados que permitem o entendimento da relação do homem com seu tempo histórico. Para isso pautamo-nos na concepção de memória de Pilar Calveiro e, com o intuito de compreender a relação entre cinema, memória e sociedade, fundamentamo-nos na concepção de história e no referencial teórico e metodológico de Walter Benjamin, que propõe, ainda, que pensemos sobre a função política do cinema. E para pensarmos na relação entre obra de arte e sociedade lançamos mão do conceito de refração de Tânia Pelegrini e a concepção de representação de Pierre Sorlin. Por fim, nos baseamos nos conceitos de trauma e ressentimento com o intuito de compreendermos como o cinema representa a relação do passado ditatorial com o presente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7884025499313106por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem