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dc.creatorSantos, Márcia Vanessa Malcher dos
dc.date.accessioned2016-06-02T20:39:20Z
dc.date.available2014-07-24
dc.date.available2016-06-02T20:39:20Z
dc.date.issued2014-03-25
dc.identifier.citationSANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos. O salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6766
dc.description.abstractThe purpose of this research is to think about the representation of the sertão in contemporary Brazilian cinema , from the analysis of two recent films, O Céu de Suely (Karim Aïnouz, 2006) and Viajo porque preciso, volto porque te amo (Karim Aïnouz; Marcelo Gomes, 2010). To this end , we seek to understand the social implications of the sertão‟s denser moments in the national cinema, establishing a fundamental and necessary link between the present and the past. Furthermore, we investigated the relationship between cinema, state and market in the country in order to define the basis of current production and situate the place occupied by cinema from the Northeast in Cultural Industry, which comprises the filmmakers Karim Aïnouz and Marcelo Gomes . Finally, we turn to the chronotope concept of Mikhail Bakhtin, as analytical axis , to think about the dislocate‟s poetics, the remarkable presence of the road and nomadic individuals in the films analyzed. The aim is to map, dialectically, the forms of time and space in the narratives of O Céu de Suely and Viajo porque preciso, volto porque te amo and in the postmodern sociality of which they are part.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSociologia da culturapor
dc.subjectIndústria culturalpor
dc.subjectEspaço e tempopor
dc.subjectCinema novopor
dc.subjectSertãopor
dc.subjectRetomadapor
dc.subjectCronotopopor
dc.subjectCulture industryeng
dc.subjectChronotopeeng
dc.titleO salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pellegrini, Tânia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0280434883580627por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004376537871160por
dc.description.resumoA proposta desta pesquisa é pensar sobre a representação do sertão no cinema nacional contemporâneo, a partir da análise de dois filmes recentes, O Céu de Suely (2006), do cineasta Karim Aïnouz e Viajo porque preciso, volto porque te amo (2010), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes. Para isso, buscamos compreender a implicação social dos momentos mais adensados do sertão na história do cinema nacional, estabelecendo assim, um elo fundamental e necessário entre o presente e o passado. Além disso, investigamos a relação entre cinema, Estado e mercado no país, a fim de definir as bases da produção atual e situar o lugar ocupado na Indústria Cultural pelo cinema a partir do Nordeste , do qual fazem parte os cineastas Karim Aïnouz e Marcelo Gomes. Por fim, recorremos ao conceito de cronotopo, de Mikhail Bakhtin, como eixo analítico, para pensar a poética dos deslocamentos, a presença marcante da estrada e de sujeitos nômades nos filmes analisados. O intuito é mapear, dialeticamente, as formas do tempo e do espaço nas narrativas de O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo e na sociabilidade pós-moderna, da qual fazem parte.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor


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