Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Roberta Angela da
dc.date.accessioned2016-09-12T18:21:12Z
dc.date.available2016-09-12T18:21:12Z
dc.date.issued2014-09-25
dc.identifier.citationSILVA, Roberta Angela da. Folhas de atividades para o ensino de função afim e quadrática : conceito e aplicações. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7081.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7081
dc.description.abstractAfter a careful evaluatation of my students, my principal investigator and I decided that students with difficulties in higher learning will be chosen, in this case, the first year of High School students in the three cities Jaboticabal, Monte Alto and Pontal. The math content to be worked upon was chosen from the assessment of difficulty students had learning first and second degree functions, as well as the importance the subject has when applied to other disciplines, such as Physics. To facilitate learning of these subjects, four activity sheets were composed to help improve text comprehension and reasoning, and consequently subject knowledge in such a way that the student builds the foundation concepts as to derive the affine and quadratic functions. Interactive exercises of multiple difficulties were prepared to inspire curiosity between students when solving problems. The exercises were designed to allow the students as much autonomy to finding solutions. The students were expected to develop: regularity identification, table-algebraic-graphic conversions, develop a problem situation without a previous explanation; relationship with the concept of affine function, justifying its proportionality; relationship with the concept of quadratic function; graphic analysis of quadratic functions; maximums and minimums; problems treatments on numeric fields and assay for algebraic fields; enthusiasm developing the activities; participation on activities discussion; the ability developing a problem situation with connection to different contexts; that the student had as much autonomy as possible on exercises solution; that the students build strategies and knowledge, given structure and organization to their thoughts, reaching a higher level of abstraction. Students were organized into pairs and encouraged to discuss while working on the activity sheet and review with each other in other classes the methods employed to solve the problems before the solutions were provided.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopor
dc.subjectConceitospor
dc.subjectEstudantes - atividadespor
dc.subjectFunçõespor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectActivity sheeteng
dc.subjectAffine functioneng
dc.subjectQuadratic functioneng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectChange rateeng
dc.subjectConcepteng
dc.titleFolhas de atividades para o ensino de função afim e quadrática : conceito e aplicaçõespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paterlini, Roberto Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6240750958932738por
dc.description.resumoApós observar, estudar e avaliar o desenvolvimento do corpo discente para o qual leciono, meu orientador e eu decidimos que as turmas “escolhidas” para a aplicação do trabalho seriam as que apresentavam maior dificuldade de aprendizagem, no caso, o primeiro ano do Ensino Médio e ocorreria em três cidades: Jaboticabal, Monte Alto e Pontal. O conteúdo matemático escolhido para ser trabalhado surgiu das dificuldades destes estudantes com o tema funções afim e quadrática, bem como da importância destes temas quando aplicados na disciplina de Física, por exemplo. Nas escolas em questão, o conteúdo de função afim e função quadrática é revisto no terceiro ano do Ensino Médio e é notório que a dificuldade persiste. Para tentar facilitar e colaborar com o ensino desse conteúdo, foram confeccionadas quatro Folhas de Atividades para trabalhar a interpretação de texto, o raciocínio e, por consequência, o conhecimento sobre o assunto, de modo que o estudante construísse o conceito de função afim e função quadrática. Foram preparadas atividades de níveis fácil e médio que exigissem uma boa interpretação de texto, que despertassem a curiosidade e proporcionassem, durante a resolução, a interação entre os estudantes, dos quais se esperava: identificar regularidades; converter dados tabulares algébricos em gráficos, desenvolver uma situação problema sem explicação anterior; relacionar situações com o conceito de função afim, usando proporcionalidade; relacionar situações com o conceito de função quadrática; analisar graficamente a função quadrática; usar máximos e mínimos; tratar os problemas no campo numérico e fazer alguns ensaios no campo algébrico; ter entusiasmo no desenvolvimento da atividade; participar na discussão da atividade; procurar desenvolver a situação problema com ligação a diferentes contextos; ter autonomia na resolução dos exercícios; criar estratégias e construir conhecimento, dando estrutura e ordem aos seus pensamentos, chegando a atingir um nível de abstração mais elevado. Tudo foi observado na ação da maioria dos estudantes. Organizaram-se em duplas para a resolução das Folhas de Atividades e debateram as dúvidas durante a resolução. Antes mesmo que comentasse sobre os resultados, em uma próxima aula, eles já comentavam entre si o método que cada um havia utilizado e em qual resultado haviam chegado.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1644175302146871por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record