Show simple item record

dc.contributor.authorGonçalves, Natalia de Barros
dc.date.accessioned2016-09-13T13:52:39Z
dc.date.available2016-09-13T13:52:39Z
dc.date.issued2015-05-08
dc.identifier.citationGONÇALVES, Natalia de Barros. O ensino de frações inspirado na pedagogia Waldorf. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7089.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7089
dc.description.abstractTeaching fractions represents a great challenge for most teachers from the fourth grade of Elementary School until High School. To offer to the Elementary School teacher one more tool to reach students in a more satisfactory way, this work has researched and applied a more artistic way to teach the contents cited above, inspired in Waldorf Education. It was created by Rudolf Steiner right after the First World War. Besides the artistic part, it was also considered the rhythm of teaching proposed by Steiner, respecting the age of the students and calling successively to the thinking, the feelling and the will during all class activities. The work was done in a class of the sixth grade of the E.E. Prof. Adail Malmegrim Gonçalves during the year of 2013 and considered the teaching of Fractions from the very beginning.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPedagogia Waldorfpor
dc.subjectEnsino de fraçõespor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectWaldorf Educationeng
dc.subjectFractionseng
dc.subjectElementary and Middle Schooleng
dc.titleO ensino de frações inspirado na pedagogia Waldorfpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ramos, Adriana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1067090731407577por
dc.description.resumoO ensino de frações representa um grande desafio para a maioria dos professores a partir do quarto ano do Ensino Fundamental país afora. Para oferecer ao professor do Ensino Fundamental mais uma ferramenta para atingir os alunos de forma mais satisfatória, neste trabalho foi pesquisada e aplicada uma maneira mais artística para o ensino do conteúdo citado acima inspirada na Pedagogia Waldorf, criada por Rudolf Steiner logo após a Primeira Guerra Mundial. Além da parte artística foi considerado também o ritmo de aula proposto por Steiner, respeitando a idade dos alunos e apelando sucessivamente ao pensar, ao sentir e ao querer durante todas as aulas. A aplicação foi realizada em uma turma de sexto ano da E.E. Prof. Adail Malmegrim Gonçalves durante o ano de 2013 e foi considerado o ensino de frações desde o início. Como resultado foi observado que, embora a metodologia empregada não tenha feito com que todos os alunos atingissem um nível avançando no conteúdo trabalhado, a participação e satisfação dos alunos foram maiores do que em outros momentos onde a Pedagogia Waldorf não serviu como inspiração.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6002683277601646por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record