dc.contributor.author | Gonçalves, Natalia de Barros | |
dc.date.accessioned | 2016-09-13T13:52:39Z | |
dc.date.available | 2016-09-13T13:52:39Z | |
dc.date.issued | 2015-05-08 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Natalia de Barros. O ensino de frações inspirado na pedagogia Waldorf. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7089. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7089 | |
dc.description.abstract | Teaching fractions represents a great challenge for most teachers from the fourth grade of
Elementary School until High School. To offer to the Elementary School teacher one more
tool to reach students in a more satisfactory way, this work has researched and applied
a more artistic way to teach the contents cited above, inspired in Waldorf Education. It
was created by Rudolf Steiner right after the First World War. Besides the artistic part, it
was also considered the rhythm of teaching proposed by Steiner, respecting the age of the
students and calling successively to the thinking, the feelling and the will during all class
activities.
The work was done in a class of the sixth grade of the E.E. Prof. Adail Malmegrim
Gonçalves during the year of 2013 and considered the teaching of Fractions from the very
beginning. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Pedagogia Waldorf | por |
dc.subject | Ensino de frações | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Waldorf Education | eng |
dc.subject | Fractions | eng |
dc.subject | Elementary and Middle School | eng |
dc.title | O ensino de frações inspirado na pedagogia Waldorf | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Adriana | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1067090731407577 | por |
dc.description.resumo | O ensino de frações representa um grande desafio para a maioria dos professores a partir
do quarto ano do Ensino Fundamental país afora. Para oferecer ao professor do Ensino
Fundamental mais uma ferramenta para atingir os alunos de forma mais satisfatória,
neste trabalho foi pesquisada e aplicada uma maneira mais artística para o ensino do
conteúdo citado acima inspirada na Pedagogia Waldorf, criada por Rudolf Steiner logo
após a Primeira Guerra Mundial. Além da parte artística foi considerado também o ritmo
de aula proposto por Steiner, respeitando a idade dos alunos e apelando sucessivamente
ao pensar, ao sentir e ao querer durante todas as aulas.
A aplicação foi realizada em uma turma de sexto ano da E.E. Prof. Adail Malmegrim
Gonçalves durante o ano de 2013 e foi considerado o ensino de frações desde o início.
Como resultado foi observado que, embora a metodologia empregada não tenha feito com
que todos os alunos atingissem um nível avançando no conteúdo trabalhado, a participação
e satisfação dos alunos foram maiores do que em outros momentos onde a Pedagogia
Waldorf não serviu como inspiração. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6002683277601646 | por |