Mostrar el registro sencillo del ítem
Divulgação Científica no Brasil : espaços de interatividade na Web
dc.contributor.author | França, Andressa de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2016-09-13T20:23:04Z | |
dc.date.available | 2016-09-13T20:23:04Z | |
dc.date.issued | 2015-02-24 | |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Andressa de Almeida. Divulgação Científica no Brasil : espaços de interatividade na Web. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7131. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7131 | |
dc.description.abstract | Popularization of Science is responsible for the role of transmiting information and scientific and/or technological knowledge in an adequate language aimed to a public which technical and specialized terms are not familiar. In this scenario, it is imperious the need of studying in which ways it has got materialized, in which means and, moreover, discover if the scientific disclosure was made aimed to involve somehow the expected public, in other words, if it allows the interactivity. This work analyzes the presence of interactivity areas in three initiatives that produce popularization of Science in websites, that are: the blogs network ScienceBlogs Brazil, the web portal Canal Ciência and the site of Museu da Vida. To achieve the objectives, a qualitative methodology was used, that evaluated the pages by a “Analysis Model of Popularization of Science and Technology” that observed, more than the technical and content aspects, the presence in social media, the approach of the public communication model of Science that was submitted, and primarily, the existence of areas focused in interactivity. By using the method and its investigation into the pages of the analyzed initiatives, it is concluded that these pages are concerned more with the literacy of its users, following strictly by a Deficit Model, than with the construction of a interactive scientific culture. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Comunicação na ciência | por |
dc.subject | Divulgação científica | por |
dc.subject | Interatividade | por |
dc.subject | Blogs (Internet) | por |
dc.subject | Portais da Web | por |
dc.subject | Museus | por |
dc.subject | Popularization of Science | eng |
dc.subject | Interactivity | eng |
dc.subject | ScienceBlogs Brazil | eng |
dc.title | Divulgação Científica no Brasil : espaços de interatividade na Web | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Hayashi, Carlos Roberto Massao | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9136586124586219 | por |
dc.description.resumo | A divulgação científica desempenha o papel de transmitir informações e conhecimentos científicos e/ou tecnológicos em uma linguagem mais adequada ao público não familiarizado com termos técnicos e especializados. Nesse cenário, é imperiosa a necessidade de se estudar de quais formas ela se materializa, por quais meios e ainda, descobrir se a divulgação realizada visa envolver o público pretendido de alguma forma, ou seja, se permite a interatividade. Nesse trabalho, analisa-se a presença de espaços de interatividade em três iniciativas que realizam divulgação científica em ambiente web, são elas: a rede de blogs ScienceBlogs Brasil, o portal Canal Ciência e o site do Museu da Vida. Para isso, utilizou-se de uma metodologia qualitativa, que avaliou as páginas por meio de um “Modelo de Análise de Iniciativas de Divulgação em Ciência e Tecnologia”, que observou além de aspectos técnicos e de conteúdo, a presença em mídias sociais, a abordagem do modelo de comunicação pública da ciência à qual se submete, e principalmente, a existência de espaços voltados à interatividade do público. Com sua aplicação e investigação nas páginas das iniciativas analisadas, chegou-se à conclusão que estas se preocupam mais com a alfabetização de seus usuários, seguindo fundamentalmente um Modelo de Déficit, do que na construção de uma cultura científica interativa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4994960561551282 | por |