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dc.creatorClaro, Victor Oscar Martins
dc.date.accessioned2016-09-14T18:43:46Z
dc.date.available2016-09-14T18:43:46Z
dc.date.issued2016-02-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7146
dc.description.abstractOur object of study is a videoclasses service (videoaula@rnp) over the Internet, maintained by the National Network of Education and Research (RNP). To approach it will use the Actor- Network Theory. We propose here to look at the crossings between software, public officials and laboratories. The software available for publishing videoclasses by RNP is a Free Software called RIOComposer. This has become a link between free software and distance education. Obviously, this link is not given in a simple way and involves, on our part, a study of the Free Software and the RNP. Besides that, the movement of some laboratories involved with the creation of RIOComposer and other solutions for distance education will be observed. We will monitor the principles that guided the first Free Software developers, as their initial consequences. For that, some authors of social sciences, who proposed to examine the Free Software, will be used. About RNP, we will deal with its various initiatives involving the spread of high-speed networks for the Brazilian academic community and the development of solutions in Information and Communication Technologies. The selected laboratories will be seen in its relations with the Free Software and RNP.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectVideoaulaspor
dc.subjectSoftware livrepor
dc.subjectTeoria ator-redepor
dc.subjectRede Nacional de Ensino e Pesquisapor
dc.subjectVideoclasseseng
dc.subjectActor-network theoryeng
dc.subjectNational network of education and researcheng
dc.titleVideoaulas e software livre : a relação entre softwares, laboratórios e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Andrade, Thales Haddad Novaes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5882842888759363por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5691572259055601por
dc.description.resumoNosso objeto de estudo é um serviço de videoaulas (videoaulas@rnp) pela internet, mantido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Para nos aproximarmos dele utilizaremos a Teoria do Ator-Rede. Nos propomos aqui a olhar para os cruzamentos entre softwares, agentes públicos e laboratórios. O software disponibilizado para a editoração de videoaulas pela RNP é um Software Livre chamado RIOComposer. Este passou a ser uma ligação entre Software Livre e Educação a Distância. Obviamente que esta ligação não é dada de maneira simples e envolve, de nossa parte, um aprofundamento sobre o Software Livre e sobre a RNP. Além de pensar o movimento de alguns laboratórios envolvidos com a criação do RIOComposer e outras soluções para EAD. Vamos acompanhar tanto os princípios que guiaram os primeiros desenvolvedores de Software Livre, como suas consequências iniciais. Utilizarei para isso alguns teóricos do campo das Ciências Sociais que se propuseram a examinar o Software Livre. Apresentando também o pensamento de alguns desenvolvedores dos chamados Softwares Livres ou de Código Aberto. Sobre a RNP, trataremos de suas diversas iniciativas, envolvendo a difusão de redes de alta velocidade para a comunidade acadêmica brasileira e o desenvolvimento de soluções em Tecnologias da Informação e Comunicação. Os laboratórios escolhidos serão vistos em suas relações com o Software Livre e a RNP.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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