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dc.creatorMoraes, Elivan Afonso
dc.date.accessioned2016-09-21T14:36:35Z
dc.date.available2016-09-21T14:36:35Z
dc.date.issued2015-08-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7332
dc.description.abstractThis research whose the development was made through a case study it aims to analysis and subsequent evaluation of the effectiveness of collegiate bodies of IFSULDEMINAS-Campus Machado from the point of view of participation and participatory processes. Among the effectiveness existing concepts, it was adopted in this work which deals with the ability of institutions must produce results. This study model has been widely used in participatory institutions at the federal, state and municipal levels, in different public policy sectors, such as environment, health, social assistence, among others. He proposed the same discussion but adapted to collegiate bodies of an educational institution and it was possible to verify whether these channels actually meet the objectives for which they were created. These organisms are made in areas where debate various topics affecting the daily life of the academic community, so these are highly relevant participatory mechanisms. The followed study described by Vaz (2011), identifying the specific factors that influence and / or cause some extent the variation in results and consequently affect the ability of the organs to influence the actions and decision making. In this sense, three variables were used in the search: deliberative effectiveness, institutional design and exogenous factors. The results point to the existence of failures in all organs, to a greater or lesser extent. At the end some recommendations are shown to Campus Machado managers for correction purposes of the deficiencies.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEfetividadepor
dc.subjectÓrgãos colegiadospor
dc.subjectProcessos participativospor
dc.subjectEffectivenesseng
dc.subjectCollegiate bodieseng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectParticipatory processeseng
dc.titleDinâmica da participação em órgãos colegiados : estudo de casos do IFSULDEMINAS-Campus Machadopor
dc.title.alternativeDynamic participation in collegiate bodies : a case study of IFSULDEMINAS-Campus Machadoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Kerbauy, Maria Teresa Miceli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4762029784021248por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7963991850082904por
dc.description.resumoEsta pesquisa, cujo desenvolvimento se deu através de um estudo de caso, tem como objetivo uma análise e posterior avaliação da efetividade dos órgãos colegiados do IFSULDEMINAS-Campus Machado do ponto de vista da participação e dos processos participativos. Dentre os conceitos existentes sobre a efetividade, adotou-se neste trabalho o que trata da capacidade que as instituições têm de produzir resultados. Este modelo de estudo vem sendo bastante utilizado em instituições participativas nas esferas federal, estadual e municipal, em diferentes setores de políticas públicas, como meio ambiente, saúde, assistência social, entre outros. Aqui se propôs a mesma discussão, porém adaptada a órgãos colegiados de uma instituição de ensino, sendo que foi possível verificar se tais canais cumprem de fato os objetivos para os quais foram criados. Esses organismos são constituídos em espaços onde se debatem diversos temas que influenciam o cotidiano da comunidade acadêmica, por isso tratam-se de mecanismos participativos altamente relevantes. O estudo seguiu a linha descrita por Vaz (2011), identificando fatores específicos que influenciam e/ou provocam em alguma medida a variação de resultados e que, por consequência, afetam a capacidade dos órgãos de influírem nas ações e tomadas de decisão. Nesse sentido, três variáveis foram empregadas na pesquisa: efetividade deliberativa, desenho institucional e fatores exógenos. Os resultados obtidos apontam para a existência de falhas em todos os órgãos, em maior ou menor medida. Ao final são apresentadas algumas recomendações aos gestores do Campus Machado para fins de correção das deficiências constatadas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS::ANALISE DO PROCESSO DECISORIOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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