Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Willians Gavioli da
dc.date.accessioned2016-09-23T20:35:06Z
dc.date.available2016-09-23T20:35:06Z
dc.date.issued2015-03-06
dc.identifier.citationSILVA, Willians Gavioli da. Limites e possibilidades do uso da webquest no ensino de física. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7420.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7420
dc.description.abstractThis research aims to check the limits and potential use of WebQuest in support oriented research tool on the Internet in a public school in São Paulo State. The research refers to the implementation and development of a WebQuest, applied to the third year of high school students from a public school located in Caconde entitled: Calculating Costs of Electricity. Through targeted research provided by WebQuest, prepared by research professor, students conducted research on energy consumption consumed by the use of devices via the magnitudes involved with them: energy, power, voltage, electric current and the operating time of equipment used in a residence. The survey was conducted according to the practice developed in the classroom, a dental educational research methodology, which involved three times, which is the before, during and after the application of WebQuest, which were observed, registered to the data were analyzed. It was found that the WebQuest, used as a research tool in teaching using the Internet proved to be a great facilitator of information research, promoting a collaborative environment, the transformation of information into knowledge, and provide autonomy to students, with the focus, the active student, the research methodology and the teacher as mediator. How limits, it was observed that its use requires adequate space, availability of time needed to design and implementation, dedication by the students in carrying out research and care tasks and to establish that the WebQuest, is another resource available to promote the transformation of information into knowledge. The teacher should use it as an enriching feature of the educational environment, to promote the construction of knowledge through an active and critical role by both students and teachers.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectFísica - ensinopor
dc.subjectTecnologia digitalpor
dc.subjectWebQuesteng
dc.subjectDigital technologyeng
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.titleLimites e possibilidades do uso da webquest no ensino de físicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Carolina Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152101475247049por
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo, a verificação dos limites e potencialidades do uso de WebQuest, como ferramenta de apoio à pesquisa orientada na Internet, em uma escola pública do Estado de São Paulo. A pesquisa se refere à implementação e desenvolvimento de uma WebQuest, aplicada a alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública localizada em Caconde, intitulada: Calculando Gastos com Energia Elétrica. Através de pesquisa orientada proporcionada pela WebQuest, elaborada pelo professor pesquisador, os alunos realizaram pesquisa sobre o consumo de energia consumida pelo uso de aparelhos, através das grandezas envolvidas sendo elas: energia, potência, tensão elétrica, corrente elétrica e o tempo de funcionamento dos aparelhos utilizados em uma residência. A pesquisa foi realizada em função da prática desenvolvida em sala de aula, dento de uma metodologia investigativa de ensino, que envolveu três momentos, que corresponde o antes, o durante e o depois da aplicação da WebQuest, que foram observados, registrados e posteriormente os dados foram analisados. Verificou-se que a WebQuest, utilizada como ferramenta de pesquisa no ensino, utilizando a Internet, demonstrou ser um grande facilitador nas pesquisas de informações, promovendo um ambiente colaborativo, a transformação de informações em conhecimentos, além de proporcionar autonomia aos alunos, tendo como foco, o aluno ativo, a metodologia investigativa e o professor como mediador. Como limites, observou-se que sua utilização requer um espaço adequado, disponibilidade de tempo necessário para elaboração e aplicação, dedicação por parte dos alunos na realização das pesquisas e tarefas e o cuidado em estabelecer que a WebQuest, é mais um recurso disponível para promover a transformação de informações em conhecimento. O professor deve utilizá-la como recurso enriquecedor do ambiente educacional, para promover a construção do conhecimento por meio de uma atuação ativa e crítica por parte de alunos e professores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4247896330857820por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record