Mostrar el registro sencillo del ítem
Material complementar para o professor da rede SESI-SP de ensino : semelhança e software GeoGebra
dc.contributor.author | Leite, Adriane de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2016-09-28T19:43:11Z | |
dc.date.available | 2016-09-28T19:43:11Z | |
dc.date.issued | 2015-10-05 | |
dc.identifier.citation | LEITE, Adriane de Oliveira. Material complementar para o professor da rede SESI-SP de ensino : semelhança e software GeoGebra. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7578. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7578 | |
dc.description.abstract | This research aims to propose activities for teachers using the Geogebra software, especially for teachers from the SESI-SP School Network in order to assist them in the teaching methodology, with teachers' work plan and, in addition, aiming to more significant and dynamic classes, in order to allow students reach their teaching and learning expectations, formulate valid arguments, make conjectures and justify their reasoning. The activities were applied by teachers of SESI-SP School Network to the students of 9th grade of elementary school, in anticipation of teaching and learning through “Similarity”, addressing Theorem of Thales, Metrics Relations in the Rectangle Triangle and Pythagoras Theorem. The results were analyzed and discussed, reporting the challenges and conclusions raised by the students during the activities while working with the Geogebra software and also based on the feedback provided by the teachers and the opinion of the analysts from SESI-SP School Network. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | GeoGebra (Software de computador) | por |
dc.subject | Teorema de Tales | por |
dc.subject | Relações métricas no triângulo retângulo | por |
dc.subject | Semelhança | por |
dc.subject | Teorema de Pitágoras | por |
dc.subject | Similarity | eng |
dc.subject | Thales Theorem | eng |
dc.subject | Metrics relations in the rectangle triangle | eng |
dc.subject | Pythagoras Theorem | eng |
dc.subject | Reference curriculum of SESI-SP network | eng |
dc.title | Material complementar para o professor da rede SESI-SP de ensino : semelhança e software GeoGebra | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Peixoto, Magda da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0413910306376054 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo principal propor atividades para os professores utilizando o software Geogebra, principalmente para os docentes da rede SESI-SP de Ensino, a fim de auxiliá-los na metodologia de ensino, no plano de trabalho, visando uma aula mais significativa e dinâmica, para que seus alunos atinjam as expectativas de ensino e aprendizagem, formulem argumentos válidos, façam conjecturas e justifiquem seus raciocínios. As atividades foram aplicadas por professores da rede SESI-SP de Ensino aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, turma de 2014, na expectativa de ensino e aprendizagem de “Semelhança”, abordando Teorema de Tales, Relações Métricas no Triângulo Retângulo e Teorema de Pitágoras. Os resultados foram analisados e discutidos, relatando as dificuldades e conclusões apresentadas pelos alunos em desenvolver as atividades trabalhando com o software Geogebra, baseado nas devolutivas dos professores envolvidos e o parecer feito pelos analistas educacionais da Rede SESI-SP de Ensino. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2332740004439719 | por |