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dc.contributor.authorFragoso, Ygara Lúcia Souza Melo
dc.date.accessioned2016-10-04T18:13:36Z
dc.date.available2016-10-04T18:13:36Z
dc.date.issued2012-11-01
dc.identifier.citationFRAGOSO, Ygara Lúcia Souza Melo. Guibuilder multimodal : um framework para a geração de interfaces multimodais com o apoio de interaction design patterns. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7641.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7641
dc.description.abstractThe interaction between humans and the computers has improved substantially during time through the evolution of interfaces of interaction. The possibility of users to interact with machines through several modalities of communication, and in a natural way, can increase the level of interest from the user and ensure the success of the application. However, the literature of the area of multimodality has shown that developing such interfaces is not a simple task, mainly for non-experienced or recently graduated professionals, since each designer’s modality of interaction has its complexity in technical terms, as acquisition and adaptation with new tools, languages, possible actions and etc. Moreover it is necessary to verify which modalities (voice, touch and gestures) can be used in the application, how to combine these modalities in a way that the stronger point of one completes the weak point of the other and vice versa, and also knowing in what context the final user will be involved. The GuiBuilder Multimodal was developed aiming to try providing the basic needs in implementing an interface that uses voice, touch and gesture. The framework promotes an interface development through the WYSIWYG (What You See Is What You Get) model, where the designer just sets some parameters so the component is multimodal. During the interface creation phase, agents supervise what the designer does and supply support, clues, with design patterns that might be divided in categories such as: multimodality, interaction with the user and components.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectInteração homem-máquinapor
dc.subjectFramework (Programa de computador)por
dc.subjectUsabilidadepor
dc.subjectAgentes inteligentespor
dc.subjectJavapor
dc.subjectMultimodal interfaceseng
dc.subjectDesign patternseng
dc.subjectUsabilityeng
dc.subjectIHCeng
dc.subjectIntelligent agentseng
dc.titleGuibuilder multimodal : um framework para a geração de interfaces multimodais com o apoio de interaction design patternspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pizzolato, Ednaldo Brigante
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2821982735490884por
dc.description.resumoA interação entre humano e computador tem melhorado substancialmente ao longo do tempo através da evolução das interfaces de interação. A possibilidade de usuários interagirem com máquinas através de várias modalidades de comunicação, e de forma natural, pode aumentar o nível de interesse do usuário e garantir o sucesso da aplicação. Porém, o estado da arte da área de multimodalidade demonstra que desenvolver tais interfaces não é uma tarefa simples, principalmente para projetistas inexperientes ou recém formados, pois cada modalidade de interação tem sua complexidade em termos técnicos, como aquisição e adaptação com novas ferramentas, linguagens, ações possíveis e etc. Além disso, é preciso verificar quais modalidades (voz, toque e gestos) podem ser usadas na aplicação, como combinar essas modalidades de forma que o ponto forte de uma complemente o ponto fraco da outra e vice-versa e também saber em qual contexto o usuário final estará inserido. O GuiBuilder Multimodal foi desenvolvido com o intuito de tentar suprir as necessidades básicas em se implementar uma interface que utiliza voz, toque e gesto. O framework promove um desenvolvimento de interface através do modelo WYSIWYG (What You See Is What You Get) onde o projetista apenas define alguns parâmetros para que um componente seja multimodal. Durante a fase de criação da interface agentes supervisionam o que o designer faz e fornece um apoio, dicas, com padrões de projeto que podem ser divididos em categorias como: multimodalidade, interação com o usuário e componentes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9707510340233192por


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