Show simple item record

dc.contributor.authorCosta, Jacqueline da Silva
dc.date.accessioned2016-10-04T18:16:24Z
dc.date.available2016-10-04T18:16:24Z
dc.date.issued2015-10-23
dc.identifier.citationCOSTA, Jacqueline da Silva. Cor e ensino superior : trajetórias e experiências de estudantes cotistas da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7643.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7643
dc.description.abstractThis work was a study about students experiences and trajectories that entered at UNEMAT (Universidade do Estado do Mato Grosso) through PIIER (Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial). To achieve the goals aimed, it was risen information about: graduate quota students, active and dropout quota students, students who entered University by means of broad competition system, the meaning of the University, the reception of quota students, the relationship among quota students, non-quota students and professors from the perspective of policies adopted by UNEMAT, the mutual recognition and perception of identity construction and knowledge production. A comparative study of cases between two campi (Cáceres e Sinop) was adopted to concretize the research objectives. Documentary research, Survey and Qualitative Research were also done. The quantitative research (sample survey) and the qualitative research (in-depth interviews) reached 506 people. The results showed PIIER as an affirmative action program which has promoted equality, social justice and diversity at UNEMAT. It has positively impacted students life project reformulations. The presence of young or adult black students has pointed out that, while an historically racialized and marginalized group according to epistemological and cognitive justice point of view, they can instigate a set of cultural interrogations and challenges to the knowledge production which ones the university will have to deal with it.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAção afirmativapor
dc.subjectNegrospor
dc.subjectCotistapor
dc.subjectProcessos de racializaçãopor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectAffirmative actioneng
dc.subjectBlacks in higher educationeng
dc.subjectQuota studenteng
dc.subjectRacialization processeseng
dc.subjectExperienceeng
dc.titleCor e ensino superior : trajetórias e experiências de estudantes cotistas da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMATpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Mancuso, Maria Inês Rauter
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208435983286140por
dc.description.resumoO presente trabalho foi um estudo sobre as trajetórias e experiências de estudantes que ingressaram na UNEMAT (Universidade do Estado do Mato Grosso) por meio do PIIER (Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial). Para atingir os objetivos almejados, foram levantadas informações sobre: estudantes cotistas formados, ativos e desistentes, estudantes que entraram na Universidade por meio do sistema de ampla concorrência, o significado da Universidade, a acolhida de estudantes cotistas, a relação entre estudante cotistas, não-cotistas e professores da perspectiva das políticas adotadas pela UNEMAT, o reconhecimento mútuo e a percepção da construção da identidade e da produção do conhecimento. Um estudo comparativo de casos entre dois campi (Cáceres e Sinop) foi adotado para concretizar os objetivos da pesquisa. Pesquisa Documental, Survey e Pesquisa Qualitativa também foram feitas. A pesquisa quantitativa (survey amostral) e a pesquisa qualitativa (entrevista em profundidade) atingiram 507 pessoas. Os resultados mostraram que o PIIER tem promovido a igualdade, a justiça social e a diversidade na UNEMAT. Tem impactado positivamente as reformulações dos projetos de vida dos (as) estudantes. A presença desses (as) jovens e adultos (as) negros (as) tem indicado que eles historicamente excluído e racializado, do ponto vista epistemológico e de justiça cognitiva, podem desencadear um conjunto de interrogações culturais e desafios para a produção de conhecimento com os quais a universidade terá de lidar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3988962683769172por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record