Show simple item record

dc.contributor.authorVidotti, Maikon Venicius
dc.date.accessioned2016-10-10T17:25:25Z
dc.date.available2016-10-10T17:25:25Z
dc.date.issued2016-02-25
dc.identifier.citationVIDOTTI, Maikon Venicius. Caracterização e discussão da produção científica de uma instituição de ensino superior privada. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7742.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7742
dc.description.abstractTo analyze the scientific production of the professors of a private institution of higher education, some variables can be identifyed and discussions can be developed. To this end it is necessary to understand the professional profile of professors who work at the institution, object of study, and the Lattes platform proves to be the most effective tool to collect information about these professionals. The Lattes platform is the main scientific information system in Brazil, integrating academic curricula of public and private institutions in a single platform, allowing management of curricular information of institutions and researchers. But the platform does not perform automated compilation of data from certain groups. Thus, it was use the ScriptLattes tool, which synthesizes in simplified form potential indicators to demonstrate the relationship not just a group of researchers, but different groups of interest. In examining the Group of professors from the institution used as a case study in this work (UNI_X), can be noted interesting indicators of professional as well as academic characterization; at the same time the scientific literature produced by these professors, whether in the institution itself or in other institutions, where vast majority owned or has bond in graduate programs. Updating of curricula, as well as the correct completion of data on its platform, are proving to be an important indicator as well as the correlation between the published works and without mention of the institution in which these are employee. So we tried to raise discussions on the topic, for better understanding and the deepening about the problem. In this way, an analysis was performed of the professors of a top private institution, through some indicators and, among them, the scientific production. This analysis enabled the development of discussions on the importance of scientific production for private institutions, because it is believed that most of these teachers do not mention the institution in scientific works. In addition, some approaches have been raised through rankings and discussions of the STS field, generating reflections on the subject.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPlataforma Lattespor
dc.subjectProdução científicapor
dc.subjectAfiliaçõespor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectLattes platformeng
dc.subjectScientific productioneng
dc.subjectRankingseng
dc.subjectAffiliationseng
dc.titleCaracterização e discussão da produção científica de uma instituição de ensino superior privadapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Faria, Leandro Innocentini Lopes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767710394930118por
dc.description.resumoAo analisar as produções científicas dos docentes de uma instituição de ensino superior privada, entende-se que diversos indicadores e discussões podem ser desenvolvidos. Para tanto se faz necessário compreender o perfil profissional dos professores que atuam na instituição, objeto de estudo, e a plataforma Lattes demonstra ser o local mais eficaz para coletar informações a respeito destes profissionais. A plataforma é o principal sistema de informação científica do Brasil, integrando currículos acadêmicos de instituições públicas e privadas em uma única plataforma, permitindo gerir a informação curricular das instituições e pesquisadores. Mas a respectiva plataforma não realiza de forma automatizada a compilação de dados de determinados grupos, assim utilizou-se a ferramenta ScriptLattes, que sintetiza de forma simplificada, indicadores de potencial, para demonstrar o relacionamento não de apenas um grupo de pesquisadores, mas diversos grupos de interesse. Ao analisar o grupo de professores da instituição utilizada como estudo de caso neste trabalho (UNI_X), pode-se notar interessantes indicadores de caracterização profissional, bem como acadêmico; ao mesmo tempo a produção científica produzida por estes docentes, seja na própria instituição, seja em outras instituições, onde grande maioria possuiu ou possui vinculo em programas de pós-graduação. A atualização dos currículos, bem como o correto preenchimento dos dados na respectiva plataforma, demonstram ser um importante indicador, bem como a correlação existente entre os trabalhos publicados e sem menção da instituição no qual estes docentes possuem vínculo. Assim procurou-se levantar discussões sobre o tema, para melhor compreensão e possibilitar o aprofundamento sobre a problemática. Desta forma, foi realizada uma análise do quadro de docentes de uma instituição superior privada, através de alguns indicadores e, entre eles, a produção científica. Esta análise possibilitou o desenvolvimento de discussões sobre a importância da produção científica para instituições privadas, pois acredita-se que grande parte destes docentes não mencionam a instituição que atuam. Além disso, foram levantadas algumas abordagens através de rankings e discussões do campo CTS, gerando reflexões sobre o tema.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8356033734534499por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record