Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorTomanik, Marcelo
dc.date.accessioned2016-10-20T13:44:19Z
dc.date.available2016-10-20T13:44:19Z
dc.date.issued2015-08-28
dc.identifier.citationTOMANIK, Marcelo. O uso do software Modellus na formação inicial dos licenciandos em Física dentro da abordagem metodológica da sala de aula invertida. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7932.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7932
dc.description.abstractThis paper presents an application experience of the methodology called Flipped Classroom in a class of undergraduates in physics at the University of Uberlandia, using a computational mathematical modeling software, the Modellus, in its version 0.4.05, which stands for a simulation capability of varying phenomena, especially those studied in physics teaching. The goal pursued in carrying out the experiment, and this paper, was to demonstrate the practicability of applying the methodology called Flipped Classroom from the development of simple instructional materials and the use of resources available to most physics teachers. The choice of Modellus, as base of the experience, was for its undeniable usefulness as an educational tool for teachers and undergraduate students of Physics and a felt need for dissemination of this software. In this paper we present the description of the materials developed, the way of their development and the instruments used for the implementation of experience and the collect of its results. Because of Modellus employment with undergraduate students, a chapter was dedicated to briefly describing the trajectory of teachers graduation in Physics in Brazil until today and another discussing the importance of mathematical modeling in teaching, as well as a literature review of studies related to modeling and / or Modellus. Experiment results reinforce not only the practicability of the inverted Classroom, but also the need for greater disclosure of Modellus between teachers and undergraduates, which led to the preparation of a written tutorial covering the entire contents of physics used in the experiment.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectModelluspor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subjectTutorialpor
dc.subjectSala de aula invertidapor
dc.subjectModelluseng
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectMathematical modelingeng
dc.subjectTutorialeng
dc.subjectFlipped classroomeng
dc.titleO uso do software Modellus na formação inicial dos licenciandos em Física dentro da abordagem metodológica da sala de aula invertidapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Arantes, Alessandra Riposati
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989por
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma experiência de aplicação da metodologia denominada Sala de Aula Invertida em uma turma de licenciandos de Física da Universidade Federal de Uberlândia, utilizando um software de modelagem matemática computacional, o Modellus, em sua versão 0.4.05, que se destaca por sua capacidade de simulação de variados fenômenos, em especial os estudados no ensino de Física. O objetivo perseguido na realização da experiência, e na elaboração deste texto, foi demonstrar a viabilidade da aplicação da metodologia denominada Sala de Aula Invertida a partir do desenvolvimento de materiais instrucionais simples e com o emprego de recursos disponíveis à maioria dos professores de Física. A escolha do Modellus como base da experiência se deu por sua inegável utilidade como ferramenta educacional aos professores e licenciandos de Física e por uma sentida necessidade de divulgação desse software. Neste texto se apresentam a descrição dos materiais desenvolvidos, a forma de desenvolvimento deles e os instrumentos utilizados para a aplicação da experiência de coleta de seus resultados. Em virtude do emprego do Modellus com alunos de licenciatura foi elaborado um capítulo descrevendo brevemente a trajetória das licenciaturas de Física no Brasil até os dias atuais e outro discutindo a importância da modelagem matemática no ensino, bem como uma revisão literária de trabalhos relacionados à modelagem e/ou ao Modellus. Os resultados da experiência reforçam não só a viabilidade da Sala de Aula invertida, mas também a necessidade de maior divulgação do Modellus entre professores e licenciandos, o que levou à elaboração de um tutorial em texto cobrindo todo o conteúdo de Física utilizado na experiência.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6098995601989014por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem