Mostrar el registro sencillo del ítem
Educar para as relações étnico-raciais : mudanças no campo normativo e o impacto no mercado editorial
dc.contributor.author | Madeira, Thais Fernanda Leite | |
dc.date.accessioned | 2016-10-20T19:30:35Z | |
dc.date.available | 2016-10-20T19:30:35Z | |
dc.date.issued | 2016-04-20 | |
dc.identifier.citation | MADEIRA, Thais Fernanda Leite. Educar para as relações étnico-raciais : mudanças no campo normativo e o impacto no mercado editorial. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8055. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8055 | |
dc.description.abstract | Education has always been considered by social movements, especially the black movement, as an important playing field to be included in their discussions, as it is understood to be a means of promoting awareness, appreciation and social inclusion. Therefore, the approval of Law no. 10.639 / 2003 and its guidelines, which amended the Education Law (Lei de Diretrizes e Bases, or LDB, in Portuguese), can be considered a new milestone in the history of education in Brazil, because they represent substantial changes that alter the country's educational policy and reflect profound social changes in the way our society is represented. Compulsory education about ethno-racial relations and the history of Afro-Brazilian and African culture in all primary and secondary education reverberates in textbooks and supplementary course material, seen as important tools that play a key role to promote the history, culture and identity of Brazilians of African descent and erradication of prejudices. It is understood that publishers occupy an important space, creating, editing and disseminating textbooks and educational material; in other words, structured spaces that permit the transfer of symbolic capital for the legitimation of discourse and the discussion of topics of interest related to social demands, dictating themes and directing debates. In this context, the objective of this study is to investigate the publishing market in the Brazilian context, identifying how changes in the legal field have impacted its dynamics, starting from theNational Textbook Program and the National School Library Program. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação das relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Mercado editorial | por |
dc.subject | Lei 10639/2003 | por |
dc.subject | PNLD | por |
dc.subject | PNBE | por |
dc.title | Educar para as relações étnico-raciais : mudanças no campo normativo e o impacto no mercado editorial | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Silvério, Valter Roberto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9421231847055027 | por |
dc.description.resumo | A educação sempre foi considerada pelos movimentos sociais, principalmente, o movimento negro como importante campo de disputa a ser incorporado por suas discussões, pois é entendida como meio de conscientização, valorização e inclusão social. Por isso, a aprovação da Lei n. 10.639/2003 e suas diretrizes, que alteraram a Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira (LDB), podem ser consideradas um novo marco na história da educação do país porque representam transformações substantivas que alteram a política pública educacional no país e que refletem em mudanças sociais profundas na forma como nossa sociedade se representa . A obrigatoriedade da educação das relações étnico-raciais e do ensino de historia e cultura afro-brasileira e africana em toda a educação básica reverbera nos livros didáticos e paradidático, visto como instrumentos importantes nesse processo, tem um papel fundamental como uma ferramenta de valorização da história, cultura e identidade dos afro-descendentes e extirpação de preconceitos. Portanto, no movimento de criação, edição e divulgação de livros didáticos e paradidático, entendemse que aqui cabe as editoras um espaço importante, ou seja, espaços estruturados para a transferência desse capital simbólico para a legitimação de discursos e discussão de temas de interesse, com a demanda social, ditando temáticas e direcionando os debates. Dentro desse contexto, o objetivo do trabalho é investigar o mercado editorial, no contexto brasileiro, identificando como as mudanças ocorridas no campo normativo impactaram em sua dinâmica a partir do Programa Nacional do Livro Didático e o Programa Nacional Biblioteca na escola referente à educação básica | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3038895593457591 | por |