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dc.creatorPinheiro, Cláudio Júlio César
dc.date.accessioned2016-10-20T19:57:45Z
dc.date.available2016-10-20T19:57:45Z
dc.date.issued2016-04-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8091
dc.description.abstractThe aim of this research is to verify the contributions of the tribute studies of Financial Mathematics contents for High School. The income tax implicates several areas of public and private interests. The tax collection is one of the mainly public funds resources, it’s necessary for the accomplishment of state functions. To discuss the taxes history with Financial Mathematics relating to the student routine was the center of attention in this Master’s Thesis in the financial education construction of the participating subjects of the research. The task was developed, by lessons, in a private school in Votorantim, in São Paulo’s countryside. The research-professor worked with the subject of Mathematics all along the Middle School and High School; the peculiarity that appointed a qualitative nature research. To the produce of our labor’s information, initially we did a diagnostic with our students and we determined their acknowledge about the abbreviations and conventional taxes’ purposes in our society. We aim to present in this labor the meaning of each abbreviation (taxes’ initials), tax collection and distribution tax. We elaborated and applied lessons divided in two steps: the research about taxes and questions about applicability of taxes with financial mathematics contents. The leading question of our research had the following elaboration: What contributions the study of taxes can generate in the learning of financial mathematics for High School students? The outcomes of our research showed that to insert the student in the historical taxes context, associating them with questions related to social context of our research subjects, contributes to the learning of the financial mathematics program contents, which are usually approached by the perspective of formulas application and algorithms, meaningless.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectTributospor
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectFinancial mathematicseng
dc.subjectTaxeseng
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleContribuições da matemática financeira para o ensino médio: o uso de tributos em tarefas de sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paulo César
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7516513469811353por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3314260201886761por
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa foi verificar as contribuições do estudo de tributos em conteúdos de Matemática Financeira para o Ensino Médio. A tributação da renda envolve diversas áreas de interesse público e privado. A arrecadação tributária é uma das principais fontes de recursos públicos, necessários para a realização das funções estatais. Discutir a história dos tributos junto com a Matemática Financeira e relacionando com o cotidiano do aluno, foi o foco desta dissertação de Mestrado na construção da educação financeira de nossos sujeitos participantes da pesquisa. O trabalho foi desenvolvido, por meio de tarefas, em um colégio da rede particular de ensino particular de Votorantim, interior do Estado de São Paulo. O professor-pesquisador trabalhou a disciplina de matemática durante todo o Ensino Fundamental II e Ensino Médio; uma peculiaridade que designou uma pesquisa de natureza qualitativa. Para a produção de informações de nosso trabalho, inicialmente fizemos um diagnóstico com nossos alunos e constatamos o desconhecimento deles quanto às siglas e finalidades dos tributos usuais em nossa sociedade. Dedicamos apresentar neste trabalho o significado de cada abreviatura (sigla do tributo), o processo de arrecadação e a distribuição tributária. Elaboramos e aplicamos tarefas divididas em duas etapas: uma pesquisa sobre tributos e questões envolvendo a aplicabilidade de tributos com os conteúdos de matemática financeira. A questão norteadora de nossa pesquisa teve a seguinte formulação: Que contribuições o estudo de tributos pode gerar no aprendizado de matemática financeira para alunos do Ensino Médio? Os resultados de nossa pesquisa mostraram que inserir o aluno no contexto histórico dos tributos, associando-os com questões relacionadas ao contexto social dos nossos sujeitos de pesquisa, contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos programáticos de matemática financeira, os quais geralmente são abordados pela perspectiva da aplicação de fórmulas e algoritmos, desprovidos de significados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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