Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 5398
-
Percepções de futuras professoras que ensinarão matemática sobre o papel do estágio na formação inicial
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 18/06/2024)This work refers to a Master's thesis, linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of São Carlos (UFSCar), line of research in Science and Mathematics Education, Mathematics Education ... -
O efeito mais que etnográfico: Literatura como retomada, autoria e ativismo de mulheres indígenas
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS, Câmpus São Carlos, 13/06/2024)This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001 and it consists of an ethnography of the complete works of two Brazilian indigenous ... -
Entre prosas e livros: a literatura infantil negro-brasileira interroga, tensiona e expande o campo da literatura infantil brasileira
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 28/04/2022)La présente recherche a pour objectif général de comprendre l'impact de la littérature d'enfance et de jeunesse noire-brésilienne dans le champ théorique de la littérature d'enfance et de jeunesse, en partant des oeuvres ... -
De novo a mesma história… discursos sobre a leitura e os leitores no Programa Conta pra Mim (MEC-2019)
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL, Câmpus São Carlos, 17/05/2024)There have been many discussions about the need for public policies to promote reading in Brazil, especially initiatives that effectively target the socioeconomically vulnerable population. Over time, many projects, campaigns ... -
“A gente se vira nas entregas”: experiências de trabalho dos cicloentregadores à luz do discurso empreendedor
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS, Câmpus São Carlos, 14/06/2024)Au milieu des récentes évolutions impliquant l'intensification de la flexibilité des relations et des contrats de travail, associée à l'impératif d'une rationalité entrepreneuriale comme moyen de justifier les modes ... -
Seguindo a jornada de um celular: etnografia do circuito sacoleiro entre Paraguai e Brasil
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS, Câmpus São Carlos, 09/05/2024)There is a cellphone trade that happens mainly from Ciudad del Este (PY). It will be presented based on two specific journeys: “artisan” and “systematic”. This research is part of a movement that aims to think about different ... -
Tereza Batista, cansada de guerra: o romance de Jorge Amado sob olhares femininos
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLit, Câmpus São Carlos, 17/05/2024)Esta disertación propone un análisis de la lectura de la novela Tereza Batista, Cansada de Guerra (TB), de Jorge Amado (1972), realizada por estudiantes y empleados de la Escuela Estatal Nilo Coelho (Ministro Andreazza, ... -
Efeitos do bloqueio da síntese da corticosterona sobre o congelamento condicionado de machos e fêmeas em diferentes fases do ciclo estral
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi, Câmpus São Carlos, 20/02/2024)Metyrapone, an inhibitor of adrenal corticosteroid synthesis, has been associated with alterations in the conditioned freezing response in male rats. However, the effects of metyrapone on aversive conditioning in females, ... -
Fotografia e participação no cotidiano da educação infantil: um olhar para o protagonismo da criança
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE, Câmpus São Carlos, 24/01/2024)The need to reflect on how to improve teaching practice and face the challenges posed by children's in-person return to Early Childhood Education spaces after the covid-19 pandemic permeates this research. This is an ... -
O léxico no trabalho de tradução intralinguístico e interlinguístico
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL, Câmpus São Carlos, 28/03/2024)The National Curricular Common Base (BNCC), as well as other current documents that deal with teaching guidelines, postulate that when it comes to language teaching, we should not be so concerned with grammatical categorizations ... -
Vozes das catástrofes: teias de resistência Xikrin entre Belo Monte e a COVID-19
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS, Câmpus São Carlos, 25/01/2024)In the depths of the Trincheira Bacajá Indigenous Land, along the banks of the Bacajá River, an unrelenting saga of resistance unfolds. This thesis paints the picture of the Mebêngôkré-Xikrin's tireless struggle, touched ... -
Ensino de estudantes público da educação especial em uma escola ribeirinha amapaense
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs, Câmpus São Carlos, 16/02/2024)This research is focused on the socio-educational reality of Public Special Education students in a riverside school in Amapá, linked to the Municipal Education System. Its general objective is to analyze the teaching ... -
Cisnormatividade como terapia de conversão na HQ "Monstrans - experimentando horrormônios", de Lino Arruda: investigações sociossemióticas
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 07/02/2024)En este estudio, proponemos un análisis sociossemiótico centrado en el papel temático del género y los regímenes de interacción presentes en el capítulo "I Terapia de conversión" de la novela gráfica autobiográfica ... -
Efeitos do programa PEERS e análise da assimetria cerebral de jovens brasileiros com autismo e/ou deficiência intelectual
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs, Câmpus São Carlos, 26/03/2024)During adolescence and early adulthood, social interactions intensify due to exposure to new environments, stimuli and the building of more lasting relationships, leading to greater autonomy and social interaction. In the ... -
Desenvolvimento do sentido de número em crianças de 4 a 5 anos e 11 meses
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE, Câmpus São Carlos, 28/02/2024)This study refers to a master's degree research, linked to the Professional Postgraduate Program in Education (PPGPE) at the Federal University of São Carlos (UFSCar), with the main objective of analyzing the interactions ... -
Delayed MTS(2s) e procedimentos de Training-IRAP: explorando eficácia, eficiência e seu formato de treino no estudo de relações derivadas
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi, Câmpus São Carlos, 29/01/2024)A common method for the study of derived relations is the Matching-to-Sample (MTS) preparation. However, certain aspects of the procedure arguably hinder the emergence of new relations, such as different sources of stimulus ... -
Narrativas de egressos de cursos de licenciatura na Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência (ReAD) da UFSCar: caminhos e possibilidades formativas
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 04/12/2023)The theme of this study explores the experiences lived by graduates of teaching degree programs throughout their formative journeys in an online collaborative learning network called the Teaching and Development Learning ... -
Performatividades linguísticas e purismo linguístico: contribuições da sociolinguística feminista, da linguística queer e da glotopolítica para o debate acerca da linguagem inclusiva
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 29/04/2022)En este trabajo, a partir de una revisión bibliográfica, se presentan las contribuciones de la sociolingüística feminista, la lingüística queer y la glotopolítica para el debate acerca del lenguaje no sexista, el lenguaje ... -
Alfabetização nas escolas do campo: atuação de professoras alfabetizadoras em turmas multisseriadas
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 24/06/2024)Professionals in rural schools with multi-grade classes, present throughout the country, face major challenges in their pedagogical practices, especially in literacy. This research aimed to analyze the challenges and ... -
Atos normativos de uma Instituição Federal de Ensino: um instrumento efetivo para os processos institucionais
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP, Câmpus São Carlos, 04/06/2024)By virtue of the principle of university autonomy, as expressed in the Constitution of the Federative Republic of Brazil of 1988, public universities can self-regulate, allowing them to institutionalize internal regulations ...