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dc.creatorAssandre, Junior Aparecido
dc.date.accessioned2017-01-20T10:36:37Z
dc.date.available2017-01-20T10:36:37Z
dc.date.issued2016-06-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8458
dc.description.abstractIssues of environmental concern and changes in the interaction between society and the environment gained prominence in recent years. In this context public educational institutions, among them the Federal Universities should assume a position of spread of initiatives that promote consumption patterns and more sustainable production and serve as a mirror to society, as a vital role in social and professional training of individuals, can significantly influence the aspects of culture, ethics and citizenship. Universities are driving new standards, whether as a result of the provision of social services to them is charged or leading by example by exercising the employer function and consumers on a large scale. Before relevant scenario the general aim of this study was to analyze the barriers and facilitators to implementation of sustainable procurement at the Federal University of São Carlos. The survey was conducted as to its purpose and exploratory and descriptive of its overall objectives. Having a qualitative approach which included multiple forms of research and used as a method action research, in order to understand and intervene in the situation. Through this method were three bidding processes with sustainability criteria in UFSCar. The main results revealed that even though a team of experienced bidding the institution should overcome barriers as a market incipient supplier, products and services with higher costs, lack of involvement of the participating units of the process, low degree of planning and the need for policy institutional sustainable procurement, for effective implementation of this type of acquisition.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectCompras públicas sustentáveispor
dc.subjectInstituições federais de ensino superiorpor
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subjectSustainable Procurementeng
dc.subjectFederal Institutions of Higher Educationeng
dc.subjectSustainability criteriaeng
dc.titleBarreiras e potenciais facilitadores para implantação de compras sustentáveis na Universidade Federal de São Carlospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fonseca, Sérgio Azevedo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2879240108726907por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1927212195836219por
dc.description.resumoQuestões de interesse ambiental e mudanças na interação entre sociedade e meio ambiente ganharam destaque nos últimos anos. Neste contexto as instituições públicas de ensino, dentre elas as universidades federais, devem assumir uma postura de propagação das iniciativas que promovam padrões de consumo e produção mais sustentáveis e sirvam de espelho para a sociedade, visto que desempenham papel fundamental na formação social e profissional dos indivíduos, podendo influenciar significativamente os aspectos relacionados à cultura, ética e cidadania. As universidades são propulsoras de novos padrões, seja em virtude da prestação do serviço social que lhes é incumbido ou liderando pelo exemplo ao exercer a função de empregador e consumidor em grande escala. Diante de relevante cenário o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as barreiras e facilitadores para implementação das compras públicas sustentáveis na Universidade Federal de São Carlos. A pesquisa foi aplicada quanto à sua finalidade e exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos gerais. Tendo uma abordagem qualitativa que contemplou formas múltiplas de investigação e utilizou como método a pesquisa-ação, com objetivo de compreender e interferir na situação. Por meio deste método foram realizados três processos de licitações com critérios de sustentabilidade na UFSCar. Os principais resultados revelaram que mesmo tendo uma equipe de licitação experiente a instituição deverá superar barreiras como um mercado fornecedor incipiente, produtos e serviços com custos mais elevados, falta de envolvimento das unidades participantes do processo, baixo grau de planejamento e a necessidade de uma politica institucional de compras sustentáveis, para implementação efetiva deste tipo de aquisição.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicospor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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