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dc.contributor.authorRamalheiro, Geralda Cristina de Freitas
dc.date.accessioned2017-02-08T12:06:13Z
dc.date.available2017-02-08T12:06:13Z
dc.date.issued2016-10-11
dc.identifier.citationRAMALHEIRO, Geralda Cristina de Freitas. O estágio supervisionado em administração pública no Brasil : entre virtudes e vicissitudes, identificadas e avaliadas no curso da UNESP de Araraquara. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8495.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8495
dc.description.abstractThroughout history, the teaching of Public Administration has gone through several crises, experienced moments of glory , others of retraction others of expansion and legitimation and now experience the maturity in the search for own contours that were provided by own curriculum guidelines of the Public Courses. One of the pedagogical tools used in conciliation process of theory with practice is the internship. Public administration programs worldwide, include mandatory or optional internship in their curriculum grid. As a result, thousands of worldwide university students participate in Internship programs in public agencies. The objective of this dissertation will be to analyze the internship from the optics of the teaching complementation in public administration, checking the difficulties, the virtues and the benefits provided by the achievement of internship. Concurrently, will seek to analyze the relationship between the internship and the pedagogical projects of a sample of public administration courses. Another objective is to research the internship influence about student’s decision to remain or not in the public career. To materialize the objective of this dissertation, will be used a methodological strategy which is explained in the following expressions: exploratory research with purpose made possible by qualitative method, according to the inductive logic and outlined such as unique case study (internships in public administration courses of UNESP - Araraquara). Operationally, it is indicated that this search will be performed based on triangulation of three methods: documentary research, fulfillment of interview and application of survey questionnaires. What became clear is that the stage in the Public Course aims to complement the education and is an opportunity for professional experience in many education institutions, whose main focus is to deepen the knowledge and the fiscal year of training. In UNESP the experience lacks systematization, is a practice not gestated and undervalued.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino em administração públicapor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectCampo de Públicaspor
dc.subjectEducation in public administrationeng
dc.subjectInternshipeng
dc.subjectPublic Fieldeng
dc.titleO estágio supervisionado em administração pública no Brasil : entre virtudes e vicissitudes, identificadas e avaliadas no curso da UNESP de Araraquarapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fonseca, Sérgio Azevedo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2879240108726907por
dc.description.resumoAo longo da história, o ensino de Administração Pública no Brasil passou por várias crises, vivenciou momentos de glória, outros de retração, outros de expansão e legitimação; e agora vivencia a maturidade na busca por contornos próprios que foram proporcionados pelas diretrizes curriculares do Campo de Públicas. Nesse sentido, as instituições de ensino devem conciliar o ensino e a prática no curso de bacharelado. Uma das ferramentas pedagógicas utilizadas no processo de conciliação da teoria com a prática é o estágio. Programas de administração pública em todo o mundo incluem estágios obrigatórios ou opcionais em suas grades curriculares. Como resultado, milhares de estudantes universitários participam de programas de estágio em órgãos públicos. O objetivo desta dissertação será analisar o estágio sob a ótica da complementação do ensino em administração pública, verificando as dificuldades, as virtudes e os benefícios proporcionados pela realização do mesmo. Concomitantemente, buscará analisar a relação entre o estágio e o projeto pedagógico de um curso de administração pública do estado de São Paulo. Outro objetivo é a investigação da influência do estágio sobre a decisão dos discentes em permanecer ou não na carreira pública. Para materializar o objetivo desta dissertação, foi utilizada uma estratégia metodológica explicitada nas seguintes expressões: pesquisa com objetivo exploratório, viabilizado pelo método qualitativo, de acordo com a lógica indutiva e delineada como estudo de caso único (os estágios nos cursos de Administração Pública da UNESP-Araraquara). Operacionalmente, indica-se que esta pesquisa foi realizada com base na triangulação de três métodos: pesquisa documental, realização de entrevistas e aplicação de questionário por survey. O que ficou evidente é que o estágio no Campo de Públicas tem como objetivo a complementação do ensino, sendo uma oportunidade de vivência profissional em muitas Instituições de Ensino, cujo foco principal é o aprofundamento do conhecimento e o exercício social da formação. Na UNESP a experiência carece de sistematização, é uma prática não gestada e subvalorizada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9407365514245500por


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