Show simple item record

dc.contributor.authorTroiano, Mariele
dc.date.accessioned2017-03-22T14:37:38Z
dc.date.available2017-03-22T14:37:38Z
dc.date.issued2016-11-18
dc.identifier.citationTROIANO, Mariele. Os empresários no Congresso : a legitimação de interesses via audiências públicas. 2016. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8599.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8599
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the participation of entrepreneurs and their representatives in the public hearings of the Deputies Chamber commissions from 2001 to 2010. The fact that the permanent committees possess decisive power over certain law projects substantiates the importance of public hearings and the relevance participation of an external agent in its composition. Out of 2,714 public hearings that happened during this period, 91 of them debated law projects that held businessmen amongst its guests. The research has concluded that the public hearings are efficient institutionalized ways of intermediation of interests, in order that the entrepreneurs take a position in favor or against the proposals, representing organizations and defending their own interests on their speeches. Therefore, the public hearings have preserved from the constituent process of 1987-88 the purpose of making consensus through conflicts of preferences. From the analysis of stenographic notes, it has also been concluded that the influence of businessmen over a certain project is directly related to the legitimization process of their own interests at the plenary session. This fact means that, in order to have influence over decisive processes, the entrepreneur needs not only legitimacy from the group/association to which one belongs but also a political and partisan legitimacy, making it possible for their interests to be inserted into the political agenda. This political and partisan legitimacy is based on the relationship between the businessmen and the members of the Parliament who are part of the commissions, and the authors of the proposals, besides also in the way the speeches are built during public hearings.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAudiências públicaspor
dc.subjectEmpresáriospor
dc.subjectInteressespor
dc.subjectLegitimidadepor
dc.subjectPublic hearingseng
dc.subjectEntrepreneurseng
dc.subjectInterestseng
dc.subjectLegitimacyeng
dc.titleOs empresários no Congresso: a legitimação de interesses via audiências públicaspor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Noronha, Eduardo Garuti
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6908348693613769por
dc.description.resumoEsta pesquisa visa analisar a participação dos empresários e seus representantes nas audiências públicas das comissões da Câmara dos Deputados, no período de 2001-2010. O fato das comissões permanentes possuírem poder terminativo sobre determinados projetos de lei evidencia a importância das audiências públicas e a relevância da participação de um ator externo em sua composição. Do total de 2.714 audiências públicas que ocorreram nesse período, 91 delas debateram projetos de lei que continham empresários entre seus convidados. A pesquisa concluiu que as audiências públicas são canais institucionalizados e efetivos de intermediação de interesses, de modo que os empresários se posicionam ante as propostas, representam entidades e defendem interesses em seus discursos. Dessa forma, a audiência manteve do processo constituinte de 1987-88 o propósito de construir consensos por meio dos conflitos de preferências. A partir da análise das notas taquigráficas, conclui-se também que a influência de um empresário sobre determinado projeto está diretamente relacionada ao processo de legitimação de seus interesses em plenário, ou seja, o empresário para ser influente em processos decisórios precisa não só da legitimidade do grupo/associação a que pertence, como também de uma legitimação política em ambiente institucional, tornando possível a inserção de interesses na agenda política. Essa legitimidade política é construída a partir da relação dos empresários com os parlamentares que compõem as comissões, com os autores dos projetos de lei e na forma como os discursos em audiências públicas são articulados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGPolpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3227437575714593por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record