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dc.contributor.authorDanaga, Amanda Cristina
dc.date.accessioned2017-05-29T19:37:47Z
dc.date.available2017-05-29T19:37:47Z
dc.date.issued2016-12-14
dc.identifier.citationDANAGA, Amanda Cristina. Encontros, efeitos e afetos : discursos de uma liderança Tupi Guarani. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8777.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8777
dc.description.abstractThe context of the indigenous movement in Brazil, observe the proeminence of indigenous leaders who come to narrate the memories told in the first-person singular, in an attempt to speak on behalf of their groups. These speeches become important to understand, beyond the indigenous movement, the subjectivity Amerindians schemes, the emergence of autobiographical subject within the ethnology and its implications in writing the ethnographic text. Once, as from his speeches, that policy and poetic notions they emerge for the anthropologist as part of an ethnographic text. From this discussion, this research performs an approach of memories and narratives of a tupi guarani leadership that lives in the village Ywytu Guaçu (Renascer) in the city of Ubatuba / SP, the leader Antonio da Silva Awa. It is an ethnography that focuses on the effects of the meeting such leadership, these effects expressed through statements, speeches and quotidian advice. These speeches open up possibilities for other reflections such as the use of a specific self-designation that make use of category mixture as singularity attribute of a people, the relationships with several other "types of people," the commitment to actions and negotiations seeking to reconcile interests between distinct worlds, amerindians ways politics gets done and the highlight of indigenous representatives as prestigious leadership and recognition in their groups. That everything associated with the idea of production and formation of subjects tupi guarani and the learning from ancients.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTupi Guaranipor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectPolíticaspor
dc.subjectMemórias e discursospor
dc.subjectLeadershipeng
dc.subjectPoliticseng
dc.subjectMemories and speecheseng
dc.titleEncontros, efeitos e afetos : discursos de uma liderança Tupi Guaranipor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Peggion, Edmundo Antonio
dc.contributor.advisor1Lattescpor
dc.description.resumoO cenário do movimento indígena no Brasil observa a proeminência de lideranças indígenas que narram memórias através da primeira pessoa do singular, muitas vezes, com a intenção de falar em nome de seus grupos. Esses discursos se tornam importantes para compreender, para além do movimento indígena, os regimes de subjetivação ameríndios, o surgimento dos sujeitos autobiográficos dentro da etnologia indígena e suas implicações na escrita do texto etnográfico. Uma vez que é a partir desses discursos que as noções de política e poética surgem para o antropólogo como partes de um texto etnográfico. Partindo dessa discussão, este trabalho realiza uma abordagem das memórias e narrativas de uma liderança tupi guarani que vive na aldeia Ywytu Guaçu (Renascer) localizada no município de Ubatuba/SP, o cacique Antonio da Silva Awá. Trata-se de uma etnografia que tem seu foco nos efeitos do encontro com esta liderança, efeitos esses expressos por meios de discursos, falas e aconselhamentos cotidianos. Estes discursos abrem possibilidades para outras reflexões, tais como, o uso de uma autodenominação que se vale da categoria mistura como atributo de singularidade de um povo, as relações com diversos outros tipos de gente, o empenho nas ações e negociações que buscam compatibilizar interesses entre mundos distintos, os modos ameríndios de fazer política e o destaque dos representantes indígenas como lideranças de prestígio e reconhecimento em seus grupos. Isso tudo, associado à ideia de produção e formação de pessoas tupi guarani e o aprendizado dos antigos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8230760897259077por


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