Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMarqui, Amanda Rodrigues
dc.date.accessioned2017-08-08T13:59:11Z
dc.date.available2017-08-08T13:59:11Z
dc.date.issued2017-05-05
dc.identifier.citationMARQUI, Amanda Rodrigues. Relações entre infância, escola e religião : etnografia dos Baniwa do médio Içana. 2017. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8926.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8926
dc.description.abstractThis dissertation is about the relations of childhood, school and evangelical religion of the Baniwa people, who live in the Upper Rio Negro, northwest Amazon. From ethnographic experience in communities of the Middle Rio Içana aspects of Baniwa sociality in the formation of their children are addressed in this dissertation, considering the school and the evangelical religion contexts. The school context is one of the common threads of the ethnographic narrative since the entry into the field happened after an invitation received from the Moliweni school in Vista Alegre community located in the Cuiari River within the scope of the UFSCar Observatory of Indigenous School Education. The religious and school events in Baniwa communities of the Middle Içana demonstrate the importance of religion in its social organization as well as its influence in the debates regarding differentiated Baniwa school education. Thus, this ethnography describes the formativa process of children anf young in their communities in school and religious spaces to understand the meaning of good living in the Baniwa communites of the Middle Içanaeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectBaniwapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectEducação escolar indígenapor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectIndigenous school educationeng
dc.subjectReligioneng
dc.titleRelações entre infância, escola e religião : etnografia dos Baniwa do médio Içanapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Cohn, Clarice
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714080901123094por
dc.description.resumoEsta tese trata das relações entre infância, escola e religião dos Baniwa no noroeste amazônico a partir da experiência etnográfica nas comunidades no Médio rio Içana. O contexto escolar é um dos fios condutores da narrativa pois a entrada em campo foi um convite à atuação na escola Moliweni da comunidade de Vista Alegre no rio Cuiari no âmbito do Observatório da Educação Escolar Indígena da UFSCar. Durante a pesquisa de campo foi possível participar de eventos religiosos e escolares nas comunidades baniwa do Médio Içana que demonstraram a importância da religião e da educação escolar como espaços privilegiados à compreensão de noções que envolvem a formação da pessoa baniwa. Sendo assim, esta etnografia descreve os processos formativos das crianças e jovens em suas comunidades nos espaços escolares e religiosos para compreender os significados da boa convivência nas comunidades baniwa do Médio Içana.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1696584969032916por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem