Mostrar el registro sencillo del ítem
Relações entre infância, escola e religião : etnografia dos Baniwa do médio Içana
dc.contributor.author | Marqui, Amanda Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2017-08-08T13:59:11Z | |
dc.date.available | 2017-08-08T13:59:11Z | |
dc.date.issued | 2017-05-05 | |
dc.identifier.citation | MARQUI, Amanda Rodrigues. Relações entre infância, escola e religião : etnografia dos Baniwa do médio Içana. 2017. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8926. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8926 | |
dc.description.abstract | This dissertation is about the relations of childhood, school and evangelical religion of the Baniwa people, who live in the Upper Rio Negro, northwest Amazon. From ethnographic experience in communities of the Middle Rio Içana aspects of Baniwa sociality in the formation of their children are addressed in this dissertation, considering the school and the evangelical religion contexts. The school context is one of the common threads of the ethnographic narrative since the entry into the field happened after an invitation received from the Moliweni school in Vista Alegre community located in the Cuiari River within the scope of the UFSCar Observatory of Indigenous School Education. The religious and school events in Baniwa communities of the Middle Içana demonstrate the importance of religion in its social organization as well as its influence in the debates regarding differentiated Baniwa school education. Thus, this ethnography describes the formativa process of children anf young in their communities in school and religious spaces to understand the meaning of good living in the Baniwa communites of the Middle Içana | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Baniwa | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Educação escolar indígena | por |
dc.subject | Religião | por |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.subject | Indigenous school education | eng |
dc.subject | Religion | eng |
dc.title | Relações entre infância, escola e religião : etnografia dos Baniwa do médio Içana | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Cohn, Clarice | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1714080901123094 | por |
dc.description.resumo | Esta tese trata das relações entre infância, escola e religião dos Baniwa no noroeste amazônico a partir da experiência etnográfica nas comunidades no Médio rio Içana. O contexto escolar é um dos fios condutores da narrativa pois a entrada em campo foi um convite à atuação na escola Moliweni da comunidade de Vista Alegre no rio Cuiari no âmbito do Observatório da Educação Escolar Indígena da UFSCar. Durante a pesquisa de campo foi possível participar de eventos religiosos e escolares nas comunidades baniwa do Médio Içana que demonstraram a importância da religião e da educação escolar como espaços privilegiados à compreensão de noções que envolvem a formação da pessoa baniwa. Sendo assim, esta etnografia descreve os processos formativos das crianças e jovens em suas comunidades nos espaços escolares e religiosos para compreender os significados da boa convivência nas comunidades baniwa do Médio Içana. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1696584969032916 | por |