Show simple item record

dc.contributor.authorLuchini, Thiago Corrêa
dc.date.accessioned2017-08-10T13:30:23Z
dc.date.available2017-08-10T13:30:23Z
dc.date.issued2016-12-05
dc.identifier.citationLUCHINI, Thiago Corrêa. Fatores influentes da satisfação no trabalho de servidores públicos da Universidade Federal de São Carlos. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8978.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8978
dc.description.abstractThe main objective of this study was to highlight and analyze the factors present in the work environment that influence the satisfaction of the technical-administrative employees of the Federal University of São Carlos, who work in Academic Departments. The theoretical framework adopted was Locke's Theory of Work Satisfaction, along with the interaction of other psychosocial aspects related to work, such as Motivation; Sense, Health and Ability to Work; Personal Identity; Organizational Identity; And the question of Leadership. Through the application of questionnaires, among them, the Satisfaction Questionnaire at Work S20 / 23 - adapted to the Brazilian reality, a descriptive and exploratory research was carried out. An analytical survey and logistic regression were used to analyze the data. The survey had a very significant sample, covering 124 individuals out of a total of 147 possible, considerably increasing the reliability of the data obtained, mainly in relation to the data found in Questionnaire S20 / 23, with significantly higher Cronbach's alpha indices. Once verified the degree of satisfaction of the researched agents, it was possible to evidence some factors that may be affecting the organizational behavior of the subjects studied in a way that leads them to the dissatisfaction and that can not be neglected by the organization. In this sense, this work contributed to a better analysis and understanding of job satisfaction within the public organizational context, pointing to ways of creating and consolidating in the individual a sense of belonging that does not come substantially through extrinsic rewards, but mainly through Rewards, where leadership has a primordial role that, together with the institutional mission, are fundamental for the good progress of the organizational flows of the University and of organizations in general.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectSatisfação no trabalhopor
dc.subjectComportamento organizacionalpor
dc.subjectQuestionário S20/23por
dc.subjectJob satisfactioneng
dc.subjectOrganizational behavioreng
dc.subjectQuestionnaire S20/23eng
dc.titleFatores influentes da satisfação no trabalho de servidores públicos da Universidade Federal de São Carlospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sacomano Neto, Mário
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000793038362058por
dc.description.resumoO objetivo principal deste estudo foi evidenciar e analisar quais os fatores presentes no ambiente de trabalho que influenciam a satisfação dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de São Carlos, que atuam em Secretarias Acadêmicas. O referencial teórico adotado foi a Teoria da Satisfação no Trabalho de Locke, juntamente com a interação de outros aspectos psicossociais relacionados ao trabalho, como Motivação; Sentido, Saúde e Capacidade para o Trabalho; Identidade Pessoal; Identidade Organizacional; e a questão da Liderança. Por meio da aplicação de questionários, dentre eles, o Questionário de Satisfação no Trabalho S20/23 - adaptado à realidade brasileira, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória. Para a análise dos dados foi utilizada uma survey analítica e regressão logística. A pesquisa contou com uma amostra bastante significativa, abrangendo 124 indivíduos de um total de 147 possíveis, aumentando consideravelmente a confiabilidade dos dados obtidos, principalmente em relação aos dados encontrados pelo Questionário S20/23, com índices de Alfa de Cronbach significativamente elevados. Uma vez verificado o grau de satisfação dos agentes pesquisados, conseguiu-se evidenciar alguns fatores que podem estar afetando o comportamento organizacional dos sujeitos pesquisados de forma que os levam para a insatisfação e que não podem ser negligenciados pela organização. Nesse sentido, este trabalho contribuiu para uma melhor análise e compreensão da satisfação no trabalho dentro do contexto organizacional público, apontando formas de criar e consolidar no indivíduo, um sentimento de pertencimento que não seja oriundo substancialmente por meio de recompensas extrínsecas, mas principalmente, pelas recompensas intrínsecas, onde a liderança possui papel primordial que, juntamente com a missão institucional, são fundamentais para o bom andamento dos fluxos organizacionais da Universidade e das organizações em geral.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8008213615123974por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record