Mostrar el registro sencillo del ítem
A curva catenária como aplicação da função exponencial
dc.contributor.author | Mendes, Marlon Freitas | |
dc.date.accessioned | 2017-09-20T19:50:58Z | |
dc.date.available | 2017-09-20T19:50:58Z | |
dc.date.issued | 2017-03-28 | |
dc.identifier.citation | MENDES, Marlon Freitas. A curva catenária como aplicação da função exponencial. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9096. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9096 | |
dc.description.abstract | The current study aims to elaborate a didactic sequence to study the catenary curve through the dynamic geometry perspective. In onder to highlight the importance of using software/application to better understand the function and its graphical representation, a study has been made on its historical development, notation, construction as well as its properties. Therefore, a lesson plan on the curve will be applied to High School students. Based on their reports, we intend to analyze and discuss these results. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Catenária | por |
dc.subject | Exponencial | por |
dc.subject | Cosseno hiperbólico | por |
dc.subject | Geogebra | por |
dc.subject | Catenary | eng |
dc.subject | Exponential | eng |
dc.subject | Hyperbolic cossene | eng |
dc.subject | Geogebra | eng |
dc.title | A curva catenária como aplicação da função exponencial | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Peixoto, Magda da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0413910306376054 | por |
dc.description.resumo | O principal objetivo deste trabalho é elaborar uma sequência didática para estudo da curva catenária, utilizando geometria dinâmica. Para isso, foi feito um estudo sobre seu desenvolvimento histórico, notação, construção e propriedades. Destacar a importância do uso de software/aplicativo para melhor compreensão da função e sua representação gráfica. Por fim, aplicar um plano de aula sobre a curva com alunos do Ensino Médio, coletar, analisar e discutir os resultados baseando-se nos relatos dos alunos envolvidos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9173807180383279 | por |