dc.contributor.author | Silva, Jorge Henrique de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T18:57:12Z | |
dc.date.available | 2017-12-14T18:57:12Z | |
dc.date.issued | 2017-09-14 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Jorge Henrique de Oliveira. Modelo de satisfação de estudantes na Educação Profissional : integrando qualidade em serviços, resultados da aprendizagem, empregabilidade, imagem, valor e lealdade. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9237. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9237 | |
dc.description.abstract | Student satisfaction is a response from the student evaluation regarding several aspects of the educational experience. The objective of this study is to investigate the effects of service quality, learning outcomes, employability, value and institutional image on the satisfaction of students enrolled in Vocational Education, considering the multiple relationships between the mentioned factors and the impacts on the student loyalty. A conceptual model was proposed that differs from others because it adds two important constructs for the educational context - learning outcomes and employability. Both are especially relevant in Vocational Education. For the validation of the model, a quantitative survey was carried out with students enrolled in courses offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo. A valid sample of 505 students was obtained. The data were analyzed using Structural Equation Modeling The results showed that the final model has a large capacity to explain the variation in factors related to student satisfaction. It was identified that educational quality of services and employability have the greatest effects on student satisfaction. While the value that the student attributes to the educational experience is mainly determined by learning outcomes. Theoretical and managerial implications are made. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Qualidade em serviços | por |
dc.subject | Satisfação de clientes | por |
dc.subject | Educação Profissional | por |
dc.subject | Satisfação de estudantes | por |
dc.subject | Resultados da aprendizagem | por |
dc.subject | Empregabilidade | por |
dc.subject | Imagem | por |
dc.subject | Valor | por |
dc.subject | Lealdade | por |
dc.subject | Service quality | eng |
dc.subject | Customer satisfaction | eng |
dc.subject | Learning outcomes | eng |
dc.subject | Employability | eng |
dc.subject | Image | eng |
dc.subject | Value | eng |
dc.subject | Loyalty | eng |
dc.title | Modelo de satisfação de estudantes na Educação Profissional : integrando qualidade em serviços, resultados da aprendizagem, empregabilidade, imagem, valor e lealdade | por |
dc.title.alternative | Student satisfaction model in Vocational Education : integrating service quality, learning outcomes, employability, image, value and loyalty | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Glauco Henrique de Sousa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7564259060572565 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Ganga, Gilberto Miller Devós | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9062191157466610 | por |
dc.description.resumo | Satisfação de estudantes é uma resposta afetiva à avaliação feita por alunos sobre diversos aspectos da experiência educacional vivenciada numa instituição de ensino. O objetivo geral deste estudo é investigar os efeitos da qualidade em serviços, dos resultados da aprendizagem, da empregabilidade, da imagem institucional e do valor na satisfação de estudantes da Educação Profissional, considerando múltiplos relacionamentos entre os fatores mencionados e impactos produzidos na lealdade dos alunos. Propõe-se um modelo conceitual que se distingue na literatura por agregar dois construtos notadamente relevantes na Educação Profissional: resultados da aprendizagem e empregabilidade. Para validar o modelo, foi realizada uma pesquisa quantitativa do tipo survey (levantamento) com alunos matriculados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Obteve-se uma amostra válida de 505 estudantes e os dados foram analisados por meio de técnicas da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados demonstram que o modelo apresenta ampla capacidade para explicar variações nos fatores relacionados à satisfação. Identificou-se que a qualidade educacional dos serviços e a empregabilidade produzem maiores efeitos na satisfação dos estudantes. Enquanto o valor atribuído à experiência educacional é determinado, principalmente, pela percepção em relação aos resultados da aprendizagem. Ao final, implicações teóricas e práticas são apresentadas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6190247134019049 | por |